Chama-se necroturismo e consiste na visita a cemitérios que, quer pela sua arquitetura, localização, ou figuras históricas sepultadas, se tornam pontos de interesse para alguns turistas.

Apesar de parecer uma atividade bastante mórbida, a verdade é que cada vez mais turistas incluem nas suas rotas estes lugares, que em Portugal estão repletos de obras de arte e envoltos em história, revela a Revista Port.com. Para responder a esta procura, no Porto já se organizam visitas guiadas a estes locais durante todo o ano, onde se pode até ouvir música ao vivo.

Além disso, existe ainda a Rota Europeia de Cemitérios, reconhecida pelo Conselho de Europa desde 2010, da qual faz parte o cemitério do Prado do Repouso, também localizado na cidade do Porto. Este cemitério e o de Agramonte fazem ainda parte da lista de Cemitérios Significativos da Europa.

Já na capital portuguesa, também os cemitérios dos Prazeres e do Alto de S. João, onde se realizam concertos, colóquios e palestras, fazem parte de roteiros da cidade.

Se quiseres, podes consultar o artigo da Revista Port.com aqui.