Nos dias 11, 12 e 13 de setembro, o Teatro Nacional D. Maria II vai estar de portas abertas a todos os que o queiram visitar. Estreia de peças inéditas, leituras de textos ao ar livre, exposições, oficinas, concertos e uma feira do livro são algumas das atividades gratuitas que compõem o evento Entrada Livre.

O início da nova temporada no D. Maria II é marcado com um evento que convida os espetadores a entrarem livremente no Teatro durante três dias. O acesso aos espetáculos e atividades a acontecer durante o próximo fim de semana será totalmente gratuito.

A nível de espetáculos, os visitantes do D. Maria II poderão a assistir à estreia de uma trilogia, da autoria do novo diretor artístico da casa, Tiago Rodrigues. Ifigénia (dia 11), Agamémnon (dia 12) e Electra (dia 13) são três tragédias gregas reescritas por Tiago Rodrigues, a partir de Eurípedes, Sófocles e Ésquilo, três partes de um todo, que acompanha uma família ao longo de várias épocas.

A ocupar a Sala Estúdio estará outra estreia com entrada livre, Coleção de Amantes, que poderá ser vista durante os três dias do evento. Raquel André é autora e protagonista deste trabalho que trata a construção da intimidade através de uma coleção de fotografias de desconhecidos com quem se relacionou numa intimidade fictícia durante dois anos.

Uma homenagem à atriz Eunice Muñoz será levada ao grande palco da Sala Garrett no dia 13, onde 74 artistas femininas portuguesas, entre as quais Maria do Céu Guerra, Margarida Marinho ou Rita Blanco, vão declamar falas de textos outrora ditas por Eunice Muñoz, que fez a sua estreia no palco do D. Maria II há 74 anos. A homenagem contará com mais acontecimentos, como o lançamento de um livro de conversas com a atriz, da autoria de Vítor Pavão dos Santos.

Os espetáculos continuam com as leituras encenadas Enquanto há Luz (dias 11, 12 e 13), onde alunos de escolas de Teatro irão ler textos até ao pôr do sol nos espaços circundantes ao Teatro, e de Ricardo III (dia 12), de Shakespeare, que irá estrear em outubro.

A iniciativa Teatro das Compras volta a trazer encenações teatrais até algumas das mais emblemáticas lojas lisboetas, nos dias 11 e 12, e nos dias 12 e 13 haverá uma oficina para os mais novos intitulada É Bom Mandar?.

De resto, o ambiente no grande Teatro do Rossio estará ao rubro, com a realização de concertos na varanda do Largo de São Domingos nas noites de 11 e 12, a inauguração da exposição de partituras utilizadas em peças do D. Maria II e a primeira edição da Feira do Livro de Teatro, a decorrer durante todo o fim de semana.

Para aceder ao evento, basta levantar a entrada (no máximo, dois bilhetes por pessoa) na bilheteira da sala de espetáculos no próprio dia, a partir das 13h. Todos os espetáculos estão sujeitos à lotação disponível e não são feitas reservas.