Apple, a gigante de Cupertino, guarda para o final do ano as suas maiores novidades e hoje voltou a não desapontar. Dado o ciclo anual de renovações do iPhone, já se esperava a nova versão do dispositivo mais famoso da empresa californiana, mas foi dado a conhecer muito mais que isso. O Espalha-Factos apresenta-te aqui as principais novidades do grande evento anual da Apple.

  • Apple Watch

Começando com o seu wearable, a Apple revelou que o novo sistema operativo a ser lançado a 16 de setembro, o WatchOS 2, vai trazer grandes novidades.

Os developers third-party vão ter acesso total aos sensores do dispositivo, microfone e Digital Crown para dar maior interatividade às aplicações sem que se tenha que recorrer ao iPhone. Algumas das novas aplicações compatíveis incluirão Facebook Messenger, app das câmaras GoPro e iTranslate.

Novos modelos do smartwatch com novo hardware estarão também disponíveis num futuro próximo.

watchFBM

  • iPad Pro

Entrando no segmento dos tablets para uso profissional, ca Apple revelou o iPad Pro. O novo modelo tem 12.3 polegadas, processador Apple A9X, armazenamento entre 32GB e 128GB e uma luxuosa resolução de 2732×2048.

A acompanhar o novo iPad foi apresentado o Apple Pencil, uma evolução das habituais canetas para ecrãs táteis. Esta versão deteta a posição, força aplicada e inclinação, tornando-se uma ferramenta útil para aplicações de design e edição de imagem, como o também revelado Adobe Photoshop FX, mas também para o Microsoft Office, tendo até um representante da companhia de Redmond subido ao palco para demonstrar a sua utilização.

iPadProPlusPencil

O novo iPad terá preços a começar nos $799 enquanto o Pencil custará $99 com ambos a entrarem no mercado em novembro.

Também foi anunciada uma revisão de hardware na gama iPad Mini com o iPad Mini 4 revelado por $399 e o preço do iPad Mini 2 a descer para $269.

  • Apple TV

Como esperado após alguns leaks recentes, foi apresentada uma nova Apple TV. Esta nova versão com um novo processador A8 de 64 bits e armazenamento entre 32GB a 64GB, terá um novo sistema operativo de nome tvOS. Chega também a esperada App Store, que vem expandir as funcionalidades do dispositivo com as mais variadas aplicações.

Indo de encontro ao ênfase que a nova versão da caixa de TV terá nos videojogos, a Apple apresenta um novo comando remoto que alia o reconhecimento de voz via Siri com um trackpad para os habituais gestos que aplicamos nos smartphones, como o swipe, e um acelerómetro e giroscópio para ter perceção de movimento. No fundo, faz lembrar uma nova versão do Wii Remote da Nintendo Wii e, assim como este, poderá ser utilizado em videojogos.

A Apple TV vai estar disponível em outubro por $149 para o modelo de 32GB e $199 para o de 64GB.

appleTVPlusRemote

  • iPhone 6S

Sem surpresas, a nova versão do iPhone 6 mantém o mesmo aspeto do seu antecessor. Construído numa nova liga metálica que costuma ser utilizada na indústria aeroespacial, a Apple opta por um novo vidro mais resistente para o ecrã.

Especulado após a sua inclusão no trackpad do MacBook, o iPhone 6S vem de facto com uma versão do Force Touch, o que a Apple intitula de 3D Touch, podendo agora o ecrã tátil responder de forma diferente consoante a pressão aplicada.

Esta capacidade foi demonstrada com a app de câmara onde, ao carregar levemente no ícone, poderíamos aceder a opções, mas, pressionando com mais força, somos diretamente levados para o modo selfie. A funcionalidade poderá ser utilizada por qualquer app com, por exemplo, a do Facebook a permitir abrir diretamente uma atualização de estado.

iphone6S

O processador é agora um A9,  70% mais veloz que o anterior A8 e com um rendimento gráfico 90% superior.

A câmara traseira estará agora 50% melhor com 12 megapixéis, melhor rendimento das fotografias com baixa luminosidade e vídeo 4K. Já a câmara frontal conta com 5 megapixéis com o o ecrã a fazer a vez de flash, se assim o desejarmos, para quem quer ter mais iluminação a tirar selfies.

Fazendo uso das novas câmaras, a funcionalidade Live Photos permite capturar frames extra para conferir uma sensação de movimento, fazendo lembrar o que era possível na app Nokia Camera dos smartphones Lumia.

Os iPhones 6S e 6S Plus contam com modelos com armazenamento a partir de 16GB, uma nova versão de cor rosa e estarão disponíveis nos primeiros mercados já a 25 de setembro.