Lisboa e Porto, duas cidades que desde sempre andaram em guerra. A menina e moça nunca foi à bola com o ar grave e sério da mulher do norte e vice-versa. O que vale é que lisboetas e portuenses acabam as discussões regionalistas num qualquer café da esquina a beber uma bela cerveja, ou se preferirem, uma imperial ou um fino, porque afinal de contas somos todos gente da mesma terra.

No primeiro sábado de cada mês o Espalha-Factos passa a ser o campo de batalha para um confronto mensal entre duas belíssimas cidades portuguesas. Nesta guerra de regiões, palavras, fotografias e vídeos são as únicas armas permitidas. A vitória!? Será decidida por ti através dos teus comentários.

Com a chegada do outono, os dias quentes vão desaparecendo aos poucos. No entanto o calor agradável para muitos passa do exterior para os espaços mais fechados e acolhedores. Neste mês, no Lisboa vs Porto, reunimos para ti uma variedade de espaços onde podes desfrutar de uma bebida quente, seja com café ou um chá (e outros mais).

Lisboa

Com a chegada do outono torna-se necessário descobrir novos sítios para tomar um café ou um chocolate quente. Em Lisboa tens várias opções e no Espalha-Factos mostramos-te as melhores.

d8c19582-d8c1-4e05-bac0-f5161ae6a3f3A cadeia Starbucks é uma das mais conhecidas e apreciadas do mundo. Em Lisboa, tens vários espaços da marca por onde escolher, mas recomendamos-te o do Rossio por ser um dos melhores em termos de atmosfera e por, no geral, ser uma boa opção em relação ao Starbucks do Chiado – visto que está quase sempre menos cheio e é mais silencioso. Pode ser um ótimo sítio para pores o estudo em dia enquanto saboreias o teu Frapp.

A Padaria Portuguesa tem vindo a expandir-se de forma exponencial nos últimos tempos. Desta forma, consegues encontrar vários espaços da marca, muito próximos de ti. No entanto, o destaque vai para o espaço na Avenida Elias Garcia por ser um dos menos conhecidos. É pequeno mas normalmente nunca está cheio e isso torna-o um dos melhores espaços de estudo e trabalho naquela zona.

O Choupana Caffé, no Saldanha, está situado no centro de Lisboa e é um dos espaços onde podes saborear as melhores bebidas quentes. O destaque vai para o Latte Machiato de menta (atenção, tens mesmo de gostar de menta, ou pode tornar-se enjoativo!) e para os scones com doce que vendem no Choupana. Mais um espaço para tomar um lanche com os amigos ou fazerem um trabalho de grupo.

Porto

Sendo uma bela cidade cheia de lugares interessantes para visitar, é normal que a uma altura sintas necessidade de parar num café ou esplanada para repor energias e deliciares-te com uma bebida quente. O Espalha-Factos mostra-te três dos melhores espaços para passares um excelente bocado.

O Moustache Coffe House ocupa o seu lugar na Praça Carlos Alberto desde 2011. Aqui, poderás desfrutaraf7197e1eb85a9871a747a65fd87ce4d de bons momentos relaxantes num espaço convidativo e agradável enquanto saboreias algumas das bebidas quentes que os baristas do café preparam com mestria e dedicação. Os diferentes tipos de cafés são feitos a pensar nas necessidades de cada cliente, e mesmo que não gostes de café ou leite, é possível que não fiques de fora e te deleites com bebidas como xaropes de vários sabores, chás e infusões.

Apesar de ter surgido em Braga em 2011, a Spirito Cupcakes & Coffee arrebatou também um grande sucesso ao abrir na Rua Mouzinho da Silveira, no Porto. Surgiu como uma alternativa ao café tradicional e aos bolos típicos e o resultado não podia ter sido melhor. Aqui, encontrarás um excelente ambiente e terás muito boas opções com que te deliciares, tais como os diversos cupcakes, cappuccinos e frappuccinos que a Spirito tem para te oferecer.

Localizado no Passeio dos Clérigos, o Costa Coffee é um grande espaço muito bem frequentado por pessoas de todas as idades, que desejam passar um bom bocado em plena Baixa do Porto. Especialistas em café e os famosos Mochas, há de tudo um pouco para deliciar os muitos clientes do café. Para além destas especialidades, os bolos, os diversos batidos e os chás prometem fazer da tua visita uma experiência a repetir.