Se gostas de dar um passinho de dança  e encarnar uma nova personagem, o início das aulas não precisa de ser motivo para cancelares estas atividades. Se conciliares bem o teu tempo, a dança e o teatro até podem ser motivo para que o teu sucesso e bem-estar sejam maiores. Quer a nível da socialização, da diminuição do stress ou da estimulação da criatividade, as artes cénicas são um contributo fundamental para a tua saúde. O Espalha-Factos selecionou algumas aulas e grupos de que podes fazer parte. Liberta o bailarino e ator que há em ti e tem um bom regresso às aulas! 

Há escolas de teatro e dança por todo o país

DANÇA

“Só quando danço me liberto do tempo: esvoaçam as memórias, levantam voo de mim.” – Mia Couto

2015-07-04 Quorum Ballet 056-

Espetáculo de final de ano da Quorum Academy – Fotografia de Bruno Mendes

Desde 24 de agosto, a Escola Domus Dança, no Porto, que no último ano alcançou prémios no Youth America Grand Prix, tem tido as portas abertas para potenciais alunos. O prazo estende-se por estas primeiras semanas do mês.

A Escola de Dança Kayzer Ballet, na Covilhã, disponibiliza aulas de ballet, dança contemporânea e danças africanas (kizomba, semba e afro-House).

Em Leiria, a Academia de Ballet e Dança Anarella, este ano, além do ballet, também estará disponível um Workshop de Teatro Musical, a ocorrer dias 11 e 12 de setembro, das 9h30 às 17h30, com a atriz Marta Fernandes. As inscrições para os cursos de teatro musical estão abertas até dia 15 de setembro, existindo um que se dirige a crianças dos quatro aos seis anos.

A Alma Studio é uma academia de dança, no Estoril, que leciona ballet clássico para crianças e adultos, dança contemporânea, espaço e movimento para mães e bebés, danças orientais e yoga. É possível recolher mais informações na página de Facebook oficial. As inscrições estão abertas com 10% de desconto na primeira mensalidade ou trimestre e as aulas de setembro, que se iniciam dia 21, são oferta da casa para quem se inscrever já.

De 7 a 11 de setembro, o Lisbon Dance Center, em Alvalade, terá disponíveis aulas abertas de hip-hop, contemporâneo, house e dancehall. Durante o ano também são lecionadas as modalidades de ballet, kizomba, danças latinas e breakdance.

A Escola de Dança do Conservatório Nacional, em Lisboa, disponibiliza cursos livres. Iniciação à dança, dança criativa e expressão dramática, atelier coreográfico e barra de chão e flexibilidade são algumas das disciplinas lecionadas. Funcionam em pós-laboral e destinam-se a crianças dos seis aos nove anos. A mensalidade depende do número de aulas por semana, mas a inscrição tem um custo de 30 euros. O EDCN também disponibliza um curso de História da Dança.

O Jazzy Dance Studios, com espaços em Santos e Saldanha, disponibiliza uma panóplia de modalidades, entre elas afro house e afro tribais, breakdance, clássico e contemporâneo, dança aérea e dança oriental, jazz e até pole. De 7 a 11 de setembro estará a decorrer a Semana Aberta com kizomba, salsa, hip-hop e muito mais. As inscrições são realizadas através de email.

Desde o hip-hop, ao sapateado, flamenco e fado, yoga ou o curso musical Kids on Broadway, na Artist – Academia de Dança, Teatro & Performance, em Xabregas, podes dar asas à tua imaginação e experimentar novos estilos.

A Quorum Academy, na Amadora, disponibilizará um Curso Intensivo de Nova Criação Coreográfica, com Daniel Cardoso, de 27 a 30 de dezembro, das 14h30 às 17h30, por 45 euros (40 para inscrições até dia 12). Lecionam-se ainda outras modalidades como ballet, dança contemporânea, hip-hop, barra de chão ou dança criativa.

Quer seja em dança contemporânea, ballet, danças de salão, kizomba, sevilhanas ou zumba, a Escola Silvina Candeias em Portalegre, Castelo Branco e Arronches, já começou o ano lectivo e tem a inscrição gratuita para todos.

Em Évora, as inscrições para a Escola de Dança Amélia Mendonza decorrem entre 7 e 16 de setembro. Aqui o ballet e as sevilhanas são lecionadas para muitas idades.

Este ano, a Companhia de Dança do Algarve tem um Programa de Formação Intensiva para quem quiser complementar e ir além das aulas mais regulares, dirigindo-se a alunos dos 10 aos 18 anos de idade. Existem, contudo, aulas destinadas a maiores de 18, destinadas a quem gosta de dançar e pretende ganhar uma maior consciência corporal e conhecimento técnico.

O Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira disponibiliza não só uma formação especializada como cursos profissionais – em dança, música e teatro – e cursos livres – em jazz, instrumento ou canto.

 Biodanza

A Biodanza, criada na década de 60 pelo psicólogo e antropólogo chileno Rolando Toro Arañeda, é um sistema de integração humana, renovação orgânica, reeducação afetiva e reaprendizagem das funções originárias da vida, inspirado em fontes antropológicas e etológicas. A sua metodologia baseia-se em induzir vivências por meio da música, do canto, do movimento e de situações de encontro em grupo.

reflejartever

Nos dias 12 e 13 de setembro, a Escola de Biodanza Sistema Rolando Toro, no Porto, disponibilizará o módulo Aspetos Fisiológicos, com Danielle Tavares e Andrea Zattar. Existe ainda uma Escola de Biodanza STR em Lisboa, na Praça Marquês de Pombal.

Teatro

“O homem é um animal que finge – e nunca é tão autêntico como quando interpreta um papel.”  William Hazlitt

20120530151504_O8YF2E3GRF7KFQA18Y4L

A In Impetus Escola de Atores, na Lapa, tem vários cursos e workshops, assim como aulas abertas. Todos os anos é disponibilizado um Curso de Formação de Atores, em horário pós-laboral, para maiores de 16 anos. O valor da mensalidade é de 180 euros, sem efeito no mês de agosto. Interpretação, Corpo e Movimento, Voz e Dicção, Práticas Cénicas e o Método de Lee Strasberg são algumas das disciplinas lecionadas. Existe também um Curso de Atores para Jovens dos 12 aos 16, com duração de um ano letivo, que procura ajudar a desenvolver a expressividade e imaginação através de improvisação e da exploração da voz, do movimento, da dança e ainda da representação frente a câmaras.

A Evoé Escola de Atores, em Lisboa, abriu inscrições para uma Formação de Atores a ter início em outubro deste ano. Interpretação e Criação de Espetáculo, Poética do Jogo, Máscara Neutra e Ritmo e Criatividade são algumas das disciplinas lecionadas. A metodologia apresenta-se dinâmica para proporcionar uma formação profunda e abrangente. O valor é de 165 euros. Existem ainda workshops como Devising, Voz e Comunicação, Bufão e Iniciação ao Teatro. A lista de cursos de iniciação é longa e estão disponíveis, por exemplo, cursos de Treino Técnico, Contadores de Histórias e Clown e Comicidade.

A Escola Superior de Teatro e Cinema, na Amadora, abriu a 2.ª fase de inscrições para licenciaturas em design de cena e produção e mestrados em artes performativas, design de cena, encenação, produção e teatro e comunidade. A escola disponibiliza ainda oficinas artísticas e técnicas. Estão abertas as inscrições para os cursos de verão: de 14 a 25 de setembro, Oficina de Desenho, Sobre a Oralidade na CenaMovimento, Armaduras para Personagens: espuma eva e outros materiais para cosplay, Projeto de Cenografia e Motores de busca interna, o corpo como veículo.

A Universidade pode ser um bom sítio para fazeres teatro

11076950_1054386481242780_1118495612_n

Ensaios de Pánica do GTN – Fotografia de João Patrício

O Grupo de Teatro Miguel Torga, da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, disponibiliza um formulário online para quem estiver interessado em juntar-se. Todos os anos são realizados workshops e basta estar atento à página de Facebook e ao blogue oficial para mais informações.

O Grupo de Teatro do Instituto Superior Técnico marcou a sua reentré para começar os preparativos para mais um ano. Já há informações na página do Facebook sobre um workshop de criação, com Susana Cecílio, a ocorrer nos dias 18, 21, 23, 25 e 26 de setembro, no Estúdio Clara Andermatt. Para quem quiser integrar o GTIST é necessário participar primeiro no grupo de expressão dramática durante um ano. As inscrições abrem este mês: basta estar atento à rede social.

O grupo de Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra abriu inscrições para o Curso Bienal de Teatro do TEUC. É necessário preencher a ficha de inscrição, disponível online, e enviar para o email do grupo até dia 11 de outubro.

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa também tem o seu grupo de teatro. O GTN – Grupo de Teatro da Nova tem tido como encenadora, nos últimos dois anos, a atriz Marina Albuquerque. No último ano, participou no FATAL, com Pánica.

O Teatro Universitário do Porto foi o vencedor da edição passado do FATAL, com Celeste – Uma Assombração. O grupo que nasceu em 1948 e teve como primeiro dirigente Hernâni Monteiro, professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, continua a querer crescer dentro do teatro universitário.

O Novo Núcleo Teatro da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa desde 1995 que tem, através de workshops, peças de teatro ou na participação em festivais nacionais e internacionais, dado a conhecer a vida cultural da instituição.

Nascido no Bar Novo da Faculdade de Letras em 1994, o ArTeC tem tido como encenador Marcoantonio Del Carlo e já representou sucessos como Talvez pessoa e Amigos de Gabriel. Na edição 2015 do FATAL apresentou a peça Mia.

Para fazeres teatro, não é preciso seres profissional

O Teatro Passagem de Nível, em Alfornelos, convida os interessados a demonstrar vontade em juntar-se à equipa: tão simples quanto isso. Para quem quer apenas frequentar algumas aulas ou workshops, basta estar atento à página de Facebook e ao blogue oficial. Neste ano letivo espera-se que ocorra a 2.ª edição de O Despertar das Artes, um curso anual para crianças e jovens, que culmina com uma apresentação final. A Mostra de Teatro Para a Infância e a Juventude realizar-se-à durante o mês de dezembro.

O Cénico da Incrível Almadense, em Almada, é um grupo de teatro amador que acolhe acolher vários elementos em todas as áreas da arte cénica, desde atores/atrizes a luminotécnicos, sonoplastas, contra-regras, cenógrafos e por aí fora.

O Teatro Independente de Loures também está disponível para receber novos membros.

Em Valongo também se faz teatro. O Grupo Dramático e Recreativo da Retorta venceu no ano passado o Concurso Nacional de Teatro e o Escenamateur Europa 2015.

Aprende mais sobre teatro e dança

A temporada 2015/2016 de aulas de teatro com Claudio Hochman iniciou dia 4 de setembro e termina dia 30 de junho de 2016. Interpretação Criativa, Laboratório Criação Teatral, Grupo de Teatro Jovem (de 13 a 17 anos) e ainda Teatro para Crianças (de oito a 12 anos) são as formações disponíveis.

A Companhia da Esquina abriu inscrições até dia 15 de outubro para uma Formação de Teatro, dividida em três fases, lecionada por Jorge Gomes Ribeiro, no Teatro da Luz. Corpo e Movimento, Improvisação e Introdução ao Método Michael Tchèckov são algumas das disciplinas do programa.

Iolanda Laranjeiro lecionará um Curso de Teatro, constiuído por workshops mensais, na Guilherme Cossoul, em Lisboa. Para quem queira participar, com ou sem experiência na área e idades compreendidas entre os oito e os 20 anos (divididos entre Nível I e Nível II). O custo da inscrição é de 10 euros e o valor da mensalidade é de 22 euros.

A Oficinas Teatro Lisboa disponibiliza um Workshop de Voz e Dicção nos dias 7, 8 e 9 de setembro, das 20h às 23h.

De 3 de outubro de 2015 a 6 de julho de 2016, estará a ocorrer um Laboratório de Escrita para Teatro, sábado das 10h às 13h, com coordenação de Rui Pina Coelho, no Teatro Nacional Dona Maria II.

A partir de setembro em horário pós-laboral estará a ocorrer uma Formação em Teatro, para maiores de 16 anos, pela Companhia da Esquina, no Teatro Dom Luiz Filipe.

De 11 de outubro a 17 de abril, a Companhia Nacional de Bailado também disponibiliza um Curso de História da Dança com Maria José Fazenda. As inscrições terminam no dia 11 de setembro e o curso irá percorrer o período Barroco, Romântico, dos Balletts Russes e o Contemporâneo. Quem frequentar o curso pode também assistir aos ensaios da CNB.

Fotografia de destaque: Bruno Mendes