A XI edição do FITIJ – Festival Internacional de Teatro para a Infância e Juventude regressa a Santarém, entre os dias 18 e 27 de setembro, prometendo variedade e muitas novidades.

Iniciado em 1993, e após quatro anos de interrupção, o festival volta agora renovado à cidade ribatejana. Contando com a presença de companhias profissionais e amadoras de cinco países (Bélgica, Brasil, Espanha, Inglaterra e Polónia), a par de Portugal, a organização preparou 23 espetáculos, de sete áreas de intervenção artística, que serão apresentados em nove diferentes palcos.

Poderá assistir-se desde performances de comédia satírica, teatro para bebés, marionetas, concertos, arte urbana, oficinas para crianças, workshops, exposições temáticas, a dança clássica e contemporânea, flashmobs, debates e tertúlias.

Esta edição resulta de um esforço da organização em ressuscitar um festival que, como referiu Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, durante dez anos “conseguiu criar raízes que permitiram que (…) não caísse no esquecimento”.

Na apresentação, que decorreu na passada quinta-feira, Carlos Oliveira, diretor da FITIJ – Associação Cultural, agradeceu a vontade de todos no regresso deste projeto. “Que se abra o pano, que as crianças sorriam e que o público aplauda, para que o FITIJ renasça em força à terra onde vive”, comentou.

O FITIJ conta com o apoio da Câmara de Santarém, do W Shopping e da Fundação Inatel, entre 73 parcerias, integrando assim o Projeto In Santarém, uma iniciativa da autarquia para a promoção do associativismo cultural.

Consulta a programação completa, aqui.