O festival mais assustador de Lisboa vai voltar ao Cinema São Jorge para mais uma temporada de sustos. Nesta que é já a 9ª edição do festival de terror mais conhecido do país, a programação não podia ser mais vasta, compilando todos os subgéneros dentro do horror. Para saberes o que ver, consulta aqui os 5 filmes que o Espalha-Factos considera imperdíveis da programação deste ano.

Vais ao MOTELx? O festival de terror começa já no próximo dia 8 de setembro e se já falaste com os teus amigos para ir ver uma sessão ou duas, consulta aqui os filmes que te sugerimos para ver na sala de cinema do São Jorge. As sugestões vão desde o peculiar e terrorífico horror coreano, ao mais recorrente estilo norte-americano, passando pelo talento dos espanhóis.

A visita

Longe vão os temos em que o nome de M. Night Shyamalan era sinónimo de sucesso e qualidade. Desde que O Sexto Sentido estreou em 1999, chegando a ser nomeado a vários prémios, a sua carreira tem vindo a tornar-se num fracasso. A Visita marca assim um regresso às origens do terror/thriller, agora no formato found footage, deixando de parte grandes orçamentos (desde a sua estreia na realização que não tinha um budget tão baixo) e as CGI. O filme acompanha a semana que Becca e Tyler, dois jovens irmãos, passam com os seus avós, dois simpáticos idosos que representam uma parte da família que não conhecem. Embora os dois pré-adolescentes tenham naquela pacata vila um sítio perfeito para conhecerem um pouco da infância da mãe e para eles próprios se divertirem, cedo se apercebem que algo não está bem… e que a sua avó se comporta bizarramente quando anoitece. A Visita é a sessão de abertura do MOTELx 2015, que decorre na Sala Manoel de Oliveira na terça-feira dia 8 às 21h30m.

Green Room

jeremy-saulniers-green-room-is-the-punk-rock-action-flick-you-always-wanted-body-image-1433944398

Um ano depois da estreia de Ruína Azul, filme que caiu nas graças da crítica e que tem condições para se tornar numa obra de culto, o realizador Jeremy Saulnier está de volta com Green Room. Os protagonistas são os membros dos Ain’t Right, uma banda de punk rock que se encontra em digressão pelos EUA. O próximo concerto que têm na agenda é em Oregon, numa casa de espetáculos isolada nos bosques. Mas não é um público desejoso de ouvir a sua música que por lá encontram. Em vez disso, deparam-se com uma cena do crime e vêem-se encurralados nos camarins por um gangue de violentos skinheads, cujo líder é interpretado no ecrã por Patrick Stewart. Green Room é um dos thrillers mais promissores desta edição do MOTELx e merece por isso duas sessões, uma no sábado dia 12 às 00h15m na Sala Manoel de Oliveira, e outra às 14h45m do dia seguinte na Sala 3.

Office

motelx_office2

Muito semelhante ao famoso horror feito no Japão, a indústria cinematográfica de terror na Coreia do Sul está a dar cada vez maiores e fortes passos em direção ao mercado mais ocidental. Office promete ser assim um filme bem assustador de um tipo cinema que tem vindo a crescer exponencialmente nos últimos tempos neste país asiático. Esta é a primeira longa-metragem de Hong Won-chan e foi exibida – fora de competição – na Seleção Oficial de Cannes. Office conta-nos a história de Kim Byung-guk, um empregado de escritório que assassina a família inteira e desaparece. No entanto o ambiente dentro do escritório torna-se mais sombrio e tenso, com a possibilidade de Kim estar escondido algures. Office passa na Sala 3 às 22h do dia 13 de setembro.

Purgatory

Captura de ecrã 2015-09-5, às 16.42.49

Uma das maiores indústrias de terror no mundo volta a ser representada este ano no MOTELx. A cinematografia dos sustos espanhola veio-se representar por Purgatory, um filme de Pau Teixidor – que se estreia nas longas-metragens depois de ter feito parte da equipa do oscarizado O Impossível, protagonizado por Naomi Watts. O filme conta-nos a história de Marta ( encarnada por OOna Chaplin, uma madrilena que já participou em Game of Thrones como a esposa de Robb Stark), uma mulher que aceita ajudar uma vizinha ao ficar com o seu filho de 10 anos enquanto sai de casa. Os problemas começam quando Daniel, o filho da vizinha, jura ver mais uma criança dentro do apartamento. Purgatory passa às 19h15 de dia 11 de setembro na Sala Manoel de Oliveira.

What We Do In The Shadows

what-we-do-in-the-shadows

O programa do MOTELx 2015 não é feito única e exclusivamente de filmes de terror. Exemplo disso é o neozelandês What We Do in the Shadows, um mockumentary que acompanha uma família de vampiros milenares. São eles Viago, Deacon e Vladislav. À exceção de necessitarem de sangue para viver e de não poderem sair à rua durante o dia, as suas vidas são banais: pagam renda e limpam a casa, mas com cerca de oito mil anos de idade têm algumas dificuldades em adaptar-se à sociedade moderna. Quando Petyr, um outro vampiro amigo do trio, morde o hipster humano Nick, cabe às personagens vampirescas ajudá-lo a adaptar-se a uma vida de imortalidade. Em troca, Nick vai-lhes mostrando como funciona o dia-a-dia no século XXI. What We Do in the Shadows passa na Sala 3 às 00h15m na sexta-feira dia 11.

Bónus: Rocky Horror Picture Show

rocky_horror_image_3

O MOTELx celebra este ano o 40º aniversário do filme de culto que marcou uma geração e que ainda hoje se preza pela desconstrução arrojada do género de terror de série B e de ficção científica. Uma ópera rock desinibida e cheia de glamour, com uma banda sonora que hoje já é mítica. Com este que é considerado o primeiro e mais famoso midnight movie da história do cinema, esta sessão será sem dúvida inesquecível”.

Poderás ver este filme na sessão da meia noite no sábado dia 12 de setembro. O festival arranca a 8 deste mês e acaba dia 13.

Texto de Ricardo Rodrigues e Sebastião Barata