A Travel+Leisure concedeu à capital portuguesa um lugar no seu ranking das cidades mais amigáveis do mundo. Lisboa conquistou o 28º lugar, não seria uma das atrações da capital portuguesa o mítico elétrico 28, com 85,023 pontos, numa lista de trinta encabeçada por Galway, na Irlanda.

Um dos critérios que motivaram a escolha da capital portuguesa para constar nesta lista foram as pessoas. Os leitores da publicação não esquecem a boa gastronomia local, em especial o peixe fresco e o vinho. Felicitam ainda o nosso povo pela sua “utilidade e graça”.

Esta lista foi divulgada no final do mês passado, e ganha agora bastante destaque pela diversidade de países que inclui. No topo, figura Galway, a cidade irlandesa que agora se pode congratular de ser a mais amigável do mundo, com uma pontuação de 92,025. No entanto, os motivos de orgulho da Irlanda não ficam por aí, já que Dublin também se encontra na lista (em terceiro lugar).

Charleston (Carolina do Sul), Cork (Irlanda), Siem Reap (Cambodja), Auckland (Nova Zelândia), Melbourne (Austrália), Sydney, Edimburgo e Savannah (no estado norte-americano de Georgia) são as dez cidades mais amigáveis deste top 30, eleito pelos leitores da revista de viagens norte-americana.