O Ano Português do Cinema e Audiovisual é uma iniciativa que pretende “dar a conhecer melhor o cinema nacional“, e irá decorrer até setembro de 2016, sendo que se desenrolará tanto em Portugal como no estrangeiro.

Como fase inicial desta iniciativa, Haden Guest (diretor da Cinemateca da Universidade de Harvard) foi condecorado com uma medalha de mérito cultural devido ao seu contributo para a visibilidade do cinema português nos Estados Unidos da América. A medalha foi atribuída por Jorge Barreto Xavier (secretário do Estado da Cultura), que, segundo o PÚBLICO, afirmou que a condecoração era “sobretudo um estímulo para o aparecimento de outros embaixadores internacionais do cinema português“.

Também foi anunciado que em 2016 se realizará em Pequim uma festa do cinema português. Mais ações estão ainda por ser reveladas, mas espera-se que a iniciativa conte com workshops, conferências e seminários. Segundo Filomena Serras Pereira (presidente do Instituto do Cinema e Audiovisual), “Estão previstas várias iniciativas e em breve serão reveladas“.

Este projeto assemelha-se às iniciativas feitas para promover a Arquitetura, em 2013/2014, e o Design, em 2014/2015. Este último evento termina em setembro e foi feito com um orçamento de 200.000 euros. O valor até agora previsto para o ano do Cinema é de apenas metade, no entanto, o secretário do Estado da Cultura espera conseguir que o orçamento suba e se equipare ao do ano do Design.

Ano do Cinema e Audiovisual foi apresentado na Cinemateca Portuguesa por Jorge Barreto Xavier e será desenvolvido em conjunto pelo ICA (Instituto do Cinema e Audiovisual) e pela Academia Portuguesa de Cinema.