A RTP2 estreou esta segunda-feira, dia 31 de agosto, a série histórica Hospital Realque reproduz com todos os detalhes como era a atividade do Hostal dos Reis Católicos nos finais do século XVIII. O primeiro episódio registou 1,3% de audiência e 3,2% de share.

Com início às 22h34, o episódio foi o programa mais visto do dia na RTP2, atingido o 34ª lugar do top geral do dia. Ainda assim, a RTP2 aproximou-se do 3º lugar no horário, alcançando resultados semelhantes ao da RTP1 em alguns segmentos deste período. Agora Escolha, emitido à mesma hora pelo primeiro canal público, acabou por superar a série, fechando com 2,0% de audiência e 5,4% de share.

Hospital Real vai para o ar de segunda a sexta, pelas 22h30. A história desenrola-se quando o caminho de Santiago era uma via perigosa, havia instabilidade política e o Hostal dos Reis Católicos era o Hospital de Compostela. A trama terá como protagonistas um casal separado por enormes barreiras sociais. Assassinatos e intrigas serão outros dos acontecimentos que se juntam ao nascimento desta relação amorosa, numa produção que dá a conhecer a medicina e tratamentos médicos da época.

Pedro Freijeiro e Mariña Sampedro são os atores que interpretam os papéis principais. A estes, junta-se um elenco composto por Francis Lorenzo, Sonia Castelo, Nerea Barros, Antonio Durán ´Morris´, Miguel de Lira, Camila Bossa, Susana Dans, Javier Gutiérrez, José Barato, Júlio Abonjo, Pedro Alonso, Maria Vázquez, Tamara Canosa, Luis Zahera, Carlos Blanco e Federico Pérez.

Hospital Real conta com paisagens naturais e locais únicos, com um grande trabalho de rigor histórico. Produzida pela Ficción Producciones em 2013, tem como autores Julio Casal e Mamen Quintas e a realização é de Jorge Cassinello.