A nova atualização do Instagram irá permitir aos utilizadores a publicação de fotografias e vídeos sem que estes necessitem de cortar os conteúdos para um formato quadrado.

Pode ser chamada de imagem de marca do Instagram. Desde a sua criação que a rede de partilha de fotos e vídeos só aceitava a publicação de conteúdos que fossem quadrados, sendo algo que já fazia parte da identidade da rede social.

Aproximando-se agora o seu quinto aniversário, o Instagram divulgou um comunicado oficial para espalhar a mensagem da grande mudança, garantindo que “o formato quadrado sempre foi e para sempre será parte do que somos. Dito isto, a história visual que [os utilizadores] querem contar deve sempre vir primeiro“.

Imagem1

As novidades continuam com o anúncio daquilo a que se pode chamar de filtros universais. Este novo conceito permitirá que os filtros usados na edição de fotografias sejam os mesmo para a edição de vídeos, visto que esta última estava bastante limitada nas opções de escolha.

Passa então a existir uma maior facilidade na hora da preparação e publicação de conteúdos, sendo apenas necessário que os utilizadores escolham o formato que desejam que a foto ou vídeo tenha. Várias aplicações, como o Instasize ou o Squaready, perdem assim a sua utilidade, que passava por colocar barras nas fotografias retangulares, de forma  a que estas se adaptassem ao único formato antigamente aceite pelo Instagram.