A dança é um elemento essencial em muitos videoclips. Esta semana, fazemos uma viagem por alguns vídeos com salsa, samba, kizomba, valsa, lambada, mambo, tango, flamenco, rumba ou bollywood. De certeza que já dançaste ao som de Bailando, Lento, Livin La Vida Loca ou Lambada e que os bailarinos que compõem os vídeos são um enorme impulso para isso. Fica a conhecer alguns deles.

 

  • KaomaLambada

kaoma-lambada_7725658-36830_1280x720

A música do grupo francês Kaoma, com voz da brasileira Loalwa Braz, originou um videoclip filmado na ilha Tagomago no Mar Mediterrâneo e numa praia em Trancoso, no Brasil. O dueto Chico & Roberta protagoniza o vídeo ao ritmo da lambada, caracterizada por ser a dança abraçada, que surgiu a partir do carimbó, uma dança típica indígena do Norte do Brasil. O dueto Chico e Roberta surgiu em 1989. Além de dançarinos, são também músicos, sendo um dos seus sucessos Frente a Frente. 

  • Bellini – Samba de Janeiro

maxresdefault

A banda formada a partir do nome capitão da seleção do Brasil, Hideraldo Bellini, lança em 1997 o single Samba de Janeiro. Bellini é uma banda de pop alemã composta por Maria Efeldt, Tracey Ellis e Myrthes Monteiro. Para Samba de Janeiro, juntaram-se à banda cinco bailarinos: Mustafa Makhloufi (Marrocos), Tanja Niethen (Singapura), Dandara Santos-Silva (Brasil), Onni Khoei-Arsa (Tailândia) e Dewi Sulaeman (Indonésia).

  • Pitbull – Fireball (ft. John Ryan)

Pitbull - Fireball ft. John Ryan

O videoclip inspirado em Jessica Rabbit (Alejandra Espinoza) conta com participações de nomes influentes do mundo online como Jenna Marbles, Bart Baker e Brittany Furlan. Num clube de dança cubano, o grupo The Most Bad Ones experimenta o samba. Michelle Burgoss, Kristin De Cesare ou Ashley Flores são algumas das dançarinas do grupo, que acompanha Pitbull nas suas atuações e videoclips.

  • Ricky Martin – Livin La Vida Loca

511ea8eed69a0_o_Screen_Shot_2013-02-16_at_5.22.02_AM

Já lá vão 16 anos desde que a música Livin La Vida Loca foi lançada como single. Ricky Martin e a modelo croata Nina Morić são os protagonistas do vídeo de 1999, mas os bailarinos também merecem a sua parcela de reconhecimento. Tracy Philips é uma delas e dança salsa no vídeo. Atriz, bailarina e coreógrafa do sul da Califórnia, Tracy, de 35 anos, participou também em videoclips de outros artistas como No Doubt, Goo-Goo Dolls, the Offspring, Will Smith e My Chemical Romance, bem como em anúncios de televisão.

O vídeo Livin La Vida Loca não passou despercebido: foi nomeado para os MTV VMA nas categorias de Vídeo do Ano, Melhor Vídeo de um artista masculino, melhor coreografia e escolha do público. Venceu ainda o prémio de Vídeo do Ano nos Ritmo Latino Music Awards.

  • Enrique Iglesias – Bailamos

phpBx5lyJ

“Tonight We Dance” – assim canta Enrique Iglesias no início de Bailamos. A música foi lançada em 1999 e rapidamente chegou ao 1.º lugar no top da Billboard. No videoclip, realizado por Paul Hunter (responsável por videoclips de artistas como Jennifer Lopez, Lenny Kravitz, Christina Aguilera, Britney Spears ou Michael Jackson), Enrique baila salsa com Staci Flood. A bailarina norte-americana figurou também no videoclip de Rock Your Body, ao lado de Justin Timberlake e em Come On Over (All I Want is You) de Christina Aguillera. Para além da dança, sobretudo o estilo burlesque, Staci tem tentado a sorte no mundo da música. Em 2007, lançou o single Do You Want It Right Now.

  • Alesha Dixon – The Boy Does Nothing

alesha_dixon_the_boy_does_nothing_vid_iNrjvKm.sized

The Boy Does Nothing, o primeiro single do segundo álbum de Alesha Dixon, teve direito a um videoclip algo ousado. Realizado pelo diretor artístico  do filme Moulin Rouge, Michael Gracey, o vídeo de mambo foi filmado na Tottenham Town Hall, em Londres. Dixon, que venceu, em 2007, o programa Strictly Come Dancing (versão britânica de Dança com as Estrelas) é acompanhada por seis bailarinas. Uma delas é Emma de Vees. A bailarina londrina tem feito carreira em videoclips de vários artistas, em anúncios televisivos e, sobretudo, em espetáculos de burlesque. Contando com a participação de mais de 50 bailarinos, o vídeo de The Boy Does Nothing foi nomeado para um MOBO Award mas quem saiu vencedora foi Beyoncé, com Single Ladies (Put a Ring on It).

  • Gotan Project – Diferente

gotan-project-diferente-2006_1g353_3rqvg9

É quase impossível pensar em tango e não nos lembrarmos de Gotan Project. O grupo formado em França, mas com músicos de nacionalidade argentina, francesa e suíça, deu música a filmes como Vamos Dançar?, Ocean’s Twelve e a séries como O Sexo e a Cidade ou Nip/Tuck.

Mas é do videoclip de Diferente que vamos falar. Lançado em 2006, o vídeo conta com a participação de Christian Marquez e Virgínia Gómez (ou Los Totis). O duo juntou-se em 1996 e desde então tem dado provas do seu talento em espetáculos e festivais internacionais, tendo trabalhado com importantes coreógrafos de tango. Christian e Virgínia fazem parte das companhias O’Tango e Corporacion Tango e organizam várias aulas e workshops de tango em Buenos Aires.

  • Jennifer Lopez – Ain’t It Funny

hqdefault

A música do vídeo, lançado a 2 de julho de 2001, foi escrita por Jennifer Lopez e Cory Rooney para o filme The Wedding Planner. Quanto ao videoclip, tem influências de flamenco e também Jennifer dança. A cantora faz-se acompanhar de um grupo de dançarinas, do qual faz parte Carmit Bachar, ex membro da banda Pussycat Dolls. Carmit estudou música, ginástica e dança. Atualmente também é coreógrafa. Já participou em vários videoclips como Blood On The Dancefloor, de Michael Jackson, Too Close, dos Next ou Hey Baby, dos No Doubt.

Além de Carmit, também se destaca Eduardo Córdoba, o ator de telenovelas mexicanas. Aqui, Eduardo dança e representa o amante de Jennifer Lopez.

  • Enrique Iglesias – Bailando

images

Um dos vídeos mais vistos de 2014 junta o reggaeton ao flamenco. Bailando de Enrique Iglesias teve versões em inglês, espanhol, brasileiro e português e em todas elas é possível ver as bailarinas do Havana’s Ballet Lizt Alfonso, o grupo que faz uma junção de ballet e dança contemporânea com ritmos espanhóis e afro-cubanos. O vídeo foi filmado em Cuba e na República Dominicana e dirigido pelo produtor cubano Alejandro Perez.

Uma das bailarinas que se destaca é Ana Karla Suarez. A bailarina formada em danza fusión, iniciou os estudos em danças espanholas aos quatro anos com Tamara Rodríguez e frequentou o Ballet de Lizt Alfonso. Mais tarde, acaba por entrar na Compañía Profesional del Ballet de Lizt Alfonso, depois de ter passado pelo corpo de baile infantil e juvenil. Ao longo da sua formação, dançou em vários eventos e festivais, assim como nos cursos de verão do conhecido Ballet Espanhol de Cuba. Em 2013, criou a coreografia para um vídeo de Descemer Bueno.

  • Ed Sheeran – Thinking Out Loud

Ed-Sheeran-Thinking-Out-Loud-635x318

Thinking Out Loud recebeu quase três milhões de visualizações em menos de 24 horas. Talvez um dos sucessos seja a rumba dançada por Ed Sheeran e Brittany Cherry. O cantor e a bailarina, que integrou o top 20 na temporada 10 do So You Think You Can Dance, foram coreografados por Tabitha & Napoleon D’umo, aka Nappytabs, também coreógrafos no programa.

Se Ed Sheeran praticou cinco horas durante alguns dias, Brittany dança desde os três anos. Ao longo dos anos, fez jazz, ballet, tap, hip-hop, contemporâneo e danças de salão. Participou em competições de danças de salão nos EUA e aos 13 anos participou no Dancing with the Stars Kids Edition. Depois de ter participado no programa So You Think You Can Dance, dança na North American Tour of Move, na Live on Tour com Derek e Julianne Hough, no vídeo Get Your Name e acompanhou Ed Sheeran na sua tournée pelos EUA. Atualmente, integra o grupo de bailarinos do Dancing With The Stars.

  • Daniel Santacruz – Lento

Santacruz-Lento-Official-Video-HD-YouTube-2-1728x800_c

Em 2014, Daniel Santacruz lança o single Lento. Aliado a ele, surge um vídeo, onde os protagonistas são Sara López e Marc Brewer.

Sara López alcançou um enorme destaque com a participação no vídeo. A bailarina começou a dançar com cinco anos e estudou ballet durante 15 anos, passando pelo jazz, flamenco, ritmos latinos, dança do ventre e contemporâneo. Durante quatro anos, fez também parte do Ballet Joven África Guzmán. Em 2009, começou a dançar kizomba num espetáculo de Albir Rojas e competiu no concurso Africadançar. O seu parceiro Marc Brewer também praticou ballet, dança moderna, jazz e hip-hop, mas é nas danças de salão que tem tido o maior sucesso, tendo certificado em nove delas. Além de bailarino, é também instrutor em workshops de dança, que já deu um pouco por todo o mundo, desde Madrid, Luanda, Los Angeles, Praga, Toronto ou Nova Iorque.

  • Major Lazer & Dj Snake- Lean On (feat. MØ)

maxresdefault

Lean On junta Major Lazer, DJ Snake e a dinamarquesa . O vídeo, realizado por Tim Erem, conta com uma coreografia de bollywood. Num comunicado, Major Lazer escreveu: “A Índia é um país especial e a sua beleza deslumbrou-me completamente. Quando estivemos em tournée foi de loucos ver a quantidade de fãs e queríamos encorpar essa atitude e as vibrações positivas no nosso vídeo.” E assim se fez.

O vídeo, produzido pela Diktator numa parceria com a Motion Eccentricá, foi gravado em dois dias nas ruas de Mumbai. Mikhail Mehra, da Motion Eccentricá, conta que, durante as gravações “muitas coisas correram mal”: “por exemplo, no primeiro dia de gravações, cerca de 15 bailarinos estavam a caminho das gravações. Por alguma razão, tinham-se atrasado e rapidamente descobrimos que o autocarro que os transportava tinha sido intercetado pela polícia por suspeitas de tráfico de seres humanos. Porque estavam várias raparigas jovens no autocarro, conduzido por rapazes com um ar obscuro. Acabaram por chegar quatro horas atrasados. Isto fez com que o primeiro dia fosse um caos”. As 15 bailarinas, coreografadas pelo indiano Paresh Shirodkar, são acompanhadas pelos artistas, que também tentam entrar no ritmo da coreografia de bollywood. O vídeo já conta com mais 400 milhões de visualizações.

  • OneRepublic – All The Right Moves

OneRepublicAllTheRightMovesVideo

All The Right Moves foi lançado a 8 de outubro de 2009 na VH1.com e na MTV.com. O vídeo dirigido por Wayne Isham passa-se num baile de máscaras, em que todos os bailarinos dançam uma valsa. Enquanto os bailarinos dançam ao ritmo da música de OneRepublic, um pequeno carteirista rouba os seus bens.

Uma das bailarinas é Kelly Connolly. Além de bailarina, Kelly é coreógrafa, atriz e especialista em fitness. Já teve a honra de ganhar o All Around Best Female Dancer da Dance Track Magazine. Mais recentemente apareceu em Hot Tub Time Machine 2.  Também fez participações em Rock of Ages (2012) Bolden (2012), The Muppets (2011) ou Honey 2 (2011). Counting Stars, de OneRepublicou Three, de Britney Spears, foram outros dos vídeos em que figurou. Em 2011, fez parte do Dancing with the Stars. Também coreografou para o top 10 do So You Think You Can Dance. Atualmente é diretora artística da campanha Degree Women da Kat Graham para os VMA’s 2015.

Escrito por Beatriz Ferreira e Teresa Serafim