De 8 a 13 de setembro, o Cinema São Jorge em Lisboa recebe o MOTELx, o festival português de cinema de terror dos quatro cantos do mundo. Este ano, o destaque vai para Kim Basinger, Kevin Bacon e Salma Hayek, e ainda Keanu Reeves, que integra o filme de encerramento da nona edição do festival.

Kim Basinger (Nove Semanas e Meia) apresenta-se em I Am Here, considerada uma das suas melhores interpretações.

Em Cop Car, Kevin Bacon é um xerife que persegue duas crianças num jogo mortal, depois destas lhe terem roubado o seu carro. Um filme de Jon Watts.

Salma Hayek protagoniza Everly de Joe Lynch, na pele de uma mulher que, presa no seu apartamento, tem a cabeça a prémio.

Keanu Reeves protagoniza o mais recente filme de Eli Roth, Knock Knock, em que interpreta um homem de família que vê a sua vida destruída depois de abrir a porta a duas jovens perdidas na noite.

O festival receberá em carne e osso o cineasta sul-africano Richard Stanley, para apresentar o documentário Lost Soul: The Doomed Journey of Richard Stanley’s Island of Dr. Moreau, de David Gregory. Também Axelle Carolyn, produtora e realizadora da antologia Tales of HalloweenMiguel Ángel Vivas, realizador da curta de zombies portuguesa I’ll See You in My Dreams, que vai apresentar Extinction; Paul Hyett com Howl; Pau Teixidor com PurgatoryJulien Seri com Night Fare e Abner Pastoll com Road Games, entre muitos outros.

O programa apresenta ainda uma selecção nipónica com os últimos trabalhos de cineastas como Sion Sono e Hideo Nakata; duas comédias – Burying the Ex (Joe Dante) e What We do in the Shadows (Jemaine Clement e Taika Waititi) – e ainda uma homenagem a Christopher Lee com a exibição de Eugenie, de Jess Franco, escolhido e apresentado por Stéphane du Mesnildot, autor e crítico na prestigiada revista Les Cahiers du Cinéma, que dará também uma masterclass dedicada ao ator.

unnamed