Este é um filme que já passou por Portugal pelos ecrãs do Cinema São Jorge, na 8.ª edição do MOTELx. Mas é só agora, neste verão de 2015 que o público português poderá vê-lo nas salas comerciais. Vai Seguir-te, um filme de David Robert Mitchell assume-se assim como um dos melhores filmes do género deste ano e é uma magnífica película para levar os amigos ao cinema nestas férias prolongadas.

Este é apenas o terceiro projecto do jovem realizador David Robert Mitchell, e apenas a sua segunda longa-metragem, mas Vai Seguir-te surpreende pela sua simplicidade e, ao mesmo tempo, capacidade de aterrar até a alma menos susceptível ao susto. O filme é um autêntica surpresa face ao pequeníssimo budget que teve, revelando-se assim não só num dos mais interessantes filmes de terror do ano como também uma das obras mais carismáticas do cinema independente de 2015 estreado em Portugal.

itfollows03

Também não é por acaso que esta obra de Mitchell tenha estreado pelo Festival de Cannes em 2014. A película esteve nomeada à Semana da Crítica na edição do ano passado o que revela a confiança depositada na curta carreira deste realizador. O filme no entanto merece-o por ventura não tanto pela criatividade ou até originalidade do argumento – já vimos vezes sem contas maldições como esta e situações semelhantes à que Jay vive, a protagonista -, mas pela forma de concretização do suspense e na forma como constrói a ambiência de horror à volta da acção.

É pela sua banda-sonora impactante, pelas performances dos atores e as tonalidades da fotografia que o terror vai crescendo e crescendo à medida que o filme se vai desenvolvendo. E aliás, o elemento sonora é desde logo central na película de Mitchell e temos aqui talvez das melhores entregas a nível sonoro do cinema mais recente do género terror. Já a equipa de atores foi inteiramente carregada pela incrível performance de Maika Monroe, a protagonista que foi amaldiçoada.

itfollows2-xlarge

Talvez o que surpreenda mais em Vai Seguir-te é que todo este incrível trabalho foi feito quase sem apoios, quase sem qualquer budget ou investimento. Mas mesmo face a estas dificuldades David Robert Mitchell comprovou que não são precisos fundos gigantes de blockbusters colossais e carradas de CGI para se fazer um bom filme de terror, criando toda uma atmosfera incrivelmente assustadora e desconfortável apenas com movimentos e sons, muitos sons.

Em suma, Vai Seguir-te é um filme que surpreende pela sua simplicidade, mas é também aquele que vai ameaçar entrar na tua cabeça e não te deixar dormir durante a noite. Agora que chega às salas de cinema portuguesas é a película perfeita para ir ver num serão com os amigos no cinema mais perto de casa. Mas não se esqueçam, alguma coisa Vai Seguir-te.

8.5/10

Ficha Técnica
Título: It Follows
Género: Terror, Drama
Duração: 100 minutos
Realizador: David Robert Mitchell
Argumento: David Robert Mitchell
Com: Maika Monroe, Keir Gilchrist e Olivia Luccardi