Neste mês de agosto estreamos uma nova rubrica. E Este, já viste? destaca mensalmente um documentário e dá a conhecer diferentes realidades, estórias e personalidades. Este mês falamos no The Jinx: The Life and Deaths of Robert Durst.

Estreou em fevereiro deste ano na HBO e foi realizado por Andrew Jarecki, que já tinha dado cartas neste género com Capturing the Friedmans, de 2003.

The Jinx retrata, tal como o próprio nome indica, as mortes na vida de Robert Durst. Por muito que nos pareça estranho este nome, do outro lado do Atlântico o apelido Durst é sobejamente conhecido: pertence à que é considerada a sexta família mais poderosa de Nova Iorque no que ao setor imobiliário diz respeito.

Dinheiro foi algo que nunca faltou a Robert Durst, mas as razões pelas quais se tornou mais conhecido foram as notícias que o ligavam ao desaparecimento da sua primeira mulher Kathie Durst, cujo relacionamento, segundo fontes próximas, estava perto do colapso. Andrew Jeracki decidiu levar para o cinema essa parte da vida de Bob Durst com o filme All Good Things, protagonizado por Ryan Gosling Kirsten Dunst.

http://www.youtube.com/watch?v=B7_VwoZKPRM

Foram várias as vezes que a morte cruzou o caminho de DurstSusan Berman e Morris Black foram outros que partilharam vivências com Durst e que acabaram por ser assassinados. A família procurou sempre afastar-se desses acontecimentos, tendo chegado a contratar segurança pessoal com receio de eventuais ataques por parte de Bob.

A informação sobre a vida de Robert Durst é de tal forma densa que os responsáveis por The Jinx não viram outra hipótese senão tornar aquilo que seria um documentário único numa minissérie de seis episódios.

Ao longo dos mesmos, o espectador vai-se apercebendo da personalidade de Bob, da sua falta de emoção, da sua inteligência e do seu carisma. Um dos aspectos mais importantes acaba mesmo por ser  (e tal é confessado em certo episódio por Jeracki) a ligação de proximidade e confiança – com as devidas ressalvas – que este estabeleceu com Durst, várias vezes acusado de homicídio, seja pelas autoridades ou por membros da família da sua primeira mulher.

The Jinx: The Life and Deaths of Robert Durst é, sem espaço para dúvidas, um dos documentários do ano. A hipotética inconveniência de ser dividido em seis episódios transforma-se numa detalhada e extremamente bem contada estória que permite ao telespectador entender e refletir sobre tudo aquilo que lhe é apresentado.

Detalhes

Realizador: Andrew Jeracki

Duração: seis episódios de aproximadamente 40 minutos

País: Estados Unidos da América

Data de estreia: fevereiro de 2015

Canal: HBO

IMDb: 9,0/10