O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
indie music fest

Indie Music Fest: guia musical para explorar o bosque – parte I

Porque queremos que aproveites os três dias no bosque ao máximo, o Espalha-Factos dá-te a conhecer tudo sobre o cartaz do Indie Music Fest: durante as próximas semanas, vamos apresentar-te algumas das bandas que vais poder ver ao vivo, nos dias 3, 4 e 5 de setembro, no Bosque do Choupal. Hoje, fica com Big Red Panda, Cave Story e Davide Lobão.

Big Red Panda

big red panda

Foi em Agosto de 2013 que a cidade de Ponte de Lima, no norte do país, viu nascer os Big Red Panda: começaram por ser um grupo de cinco amigos que se juntava para uma ou outra jam session, até que o lançamento do seu primeiro EP com nome próprio os atirou para o sucesso. Mas quem são eles? Os Big Red Panda são compostos por Pedro Ferreira (guitarra e teclado), Kevin Pires (guitarra), Hugo Quintela (guitarra), Nuno Silva (baixo) e Francisco Dantas (bateria).

Os Big Red Panda têm um estilo muito próprio, que combina na perfeição o psicadélico com o rock mais pesado e o alternativo, e entre as suas influências vemos nomes como Pink Floyd, Tame Impala e Black Sabbath. Resumindo: são a banda sonora ideal para quem aprecia bater o pé desenfreadamente ou até um headbanging ligeiro.

O primeiro EP, Big Red Panda, remonta a julho de 2014 e marcou a banda no mapa da música portuguesa. Recentemente, os Big Red Panda lançaram o single High Ride, que faz parte do futuro EP, Grand Orbiter. Têm presença mais do que confirmada no Indie Music Fest, dia 5 de setembro, no Palco Cisma.

[bandcamp width=400 height=373 album=706501303 size=large bgcol=ffffff linkcol=333333 artwork=small]

Cave Story

cave story

São bem portugueses e nasceram no ano de 2013, nas Caldas da Rainha. Nesse mesmo ano, depois de lançadas algumas demos, os Cave Story foram descobertos pela FatCat Records e pelo festival Reverence Valada – e tudo começou.

Formados por Gonçalo Formiga (guitarra e voz), Ricardo Mendes (bateria) e Pedro Zina (baixo), os Cave Story começaram o ano de 2014 em cheio: lançaram o single Richman, um “tributo apaixonado” a Jonathan Richman, e uma muito peculiar cover lo-fi de Helicopter Spies, dos Swell Maps. No fim do ano, lançaram o tão aguardado primeiro EP, Spider Tracks – disponível online e em cassete, para os fãs com gosto mais vintage.

Os Cave Story são uma mistura saudável de punk com alternativo e indie rock que não desilude – são uma das atracções no Indie Music Fest, no dia 3 de setembro, no Palco Cisma. Podes também (re)ler a entrevista que deram ao EF.

[bandcamp width=400 height=340 album=2653815591 size=large bgcol=ffffff linkcol=333333 artwork=small]

Davide Lobão

davide lobão

Diretamente da cidade do Porto para o cartaz do Indie Music Fest vem Davide Lobão. Ex-membro da banda rock O Bisonte, Davide estreia-se agora a solo, com o seu primeiro álbum – Na Volta, que marca o seu regresso à música. Pessoal, um tanto ou quanto escuro, muito alternativo e acima de tudo cheio de qualidade, são algumas das características que encaixam na perfeição neste álbum de estreia.

A inaugurar a edição deste ano do Indie Music Fest, Davide Lobão tem concerto marcado para dia 3 de setembro, no Palco Antena 3.

[soundcloud url=”https://api.soundcloud.com/users/1341098″ params=”auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&visual=true” width=”100%” height=”450″ iframe=”true” /]

Daqui a uns dias, damos-te mais uma ajuda para explorares o bosque deste festival…