Colin Trevorrow, realizador de Jurassic World, foi escolhido para realizar o Episódio IX da saga cinematográfica Star Wars. Este filme marcará o final da terceira trilogia da saga, sendo que esta se iniciará com Star Wars: O Despertar da Força (Episódio VII), cuja data de lançamento em Portugal está prevista para 17 de dezembro.

A notícia foi anunciada na D23, uma exposição bienal organizada pela The Walt Disney Company e espera-se que o filme seja lançado em 2019. Trevorrow realizou Jurassic World, um blockbuster que já alcançou mais de 1,5 mil milhões de dólares em faturação bruta, e que trouxe a franchise Jurassic Park de volta ao grande ecrã após 14 anos.

Trevorrow teve o seguinte a dizer:

Este não é um trabalho ou uma tarefa. É o lugar á volta de uma fogueira, juntamente com um grupo extraordinário de contadores de histórias, cineastas, artistas e artesãos. Recebemos a responsabilidade de contar novas histórias a uma nova geração de jovens, pois eles merecem o que todos nós tivemos: uma mitologia que possam chamar sua. Faremos isso através da transmissão de algo que George Lucas nos ofereceu a todos: criatividade sem limites, invenção pura e esperança.

Para além dos “Episódios” VII (2015), VIII (2017) e IX (2019) que compõem a terceira trilogia cinemática de Star Wars, também foi anunciada uma série de spin-offs, com a primeira a ser intitulada Rogue One (2016). Desta forma, espera-se que todos os anos estreie um filme novo da saga.