Agosto já vai a meio, no entanto, não é só na praia que poderás encontrar vários momentos de lazer. O Espalha-Factos reuniu para ti uma pequena lista de eventos com vários temas, desde a arte à gastronomia, e compilou-o numa lista com sugestões que não podes deixar de consultar. Fica a conhecer alguns eventos que irão decorrer na cidade Invicta durante os próximos dias.

Ao Gosto do Porto

Este evento já começou a 23 de julho, no entanto ainda vais a tempo de saborear aquilo que o Ao Gosto do Porto terá para te oferecer. Até ao dia 23 de agosto poderás encontrar várias especialidades gastronómicas: a famosa francesinha, marisco e outros pratos tradicionais portugueses. A entrada é livre e o evento tem lugar no Jardim de S. Lázaro.

capa-face-gosto_porto1-756x405

Além dos temas gastronómicos, poderás ainda assistir a atuações musicais (de fado, jazz, blues, etc.), encontrar vários produtos de artesanato, entre outros produtos regionais. Poderás ficar a saber mais pormenores indo ao evento do facebook  da iniciativa, ou consultando a página da própria organização nessa mesma rede social.

Urban Market

Organizado pela Portugal Lovers, o Urban Market já está a decorrer desde o mês de julho, contudo ainda vai decorrer durante agosto e setembro na Praça das Cardosas. A entrada é gratuita, estando o evento aberto das 11h00 às 21h00.

11223680_893794577356896_1200925782458885417_o

Este evento visa expor e promover vários produtos de criadores portugueses a potenciais compradores. Neste mercado poderás encontrar objetos de joalharia, design de mobiliário, design de moda, entre outros. Música e gastronomia serão atividades que dinamizarão este evento, assim como a possibilidade dos interessados de poder cortar o cabelo. Poderás ficar a saber mais, consultando o facebook da Portugal Lovers.

Macau and Portugal Art of Illustration

Esta iniciativa reúne uma coleção de 40 obras da autorias de cerca de 20 artistas (ou grupos de artistas) oriundos de Macau e Portugal. A primeira exibição está a decorrer no Porto desde 29 de julho na Galeria Dama Aflita passando depois para a Fundação Rui Cunha, em Macau, a partir de 6 de outubro.

exhibitionimage_high

O objetivo da iniciativa passará por promover as criações provenientes de Macau no estrangeiro de modo a que as pessoas possam ganhar mais conhecimentos em relação à cultura artística desse país, assim como ter o mesmo tratamento para com as criações oriundas de Portugal. “Ao mesmo tempo, além de apreciar as obras durante a exposição, espera-se que o público possa aprofundar o interesse na ilustração e conhecer melhor as relações entre as ilustrações e a sua vida pessoal e profissional. Desse modo, serão reforçadas as redes entre os condóminos e serão criadas mais oportunidades de emprego.” É o que se pode ler na descrição do evento no site da Galeria Dama Aflita.

Para ficares a saber mais basta consultares o site da Galeria Dama Aflita, ou a página oficial da organização.

Feira do Livro do Porto 2015

O evento literário anual da Invicta, realizado desde 1930, estará de regresso uma vez mais, de 4 de setembro até ao dia 20 do mesmo mês. Este evento já decorreu em vários locais (entre os quais a Avenida dos Aliados, ou o Pavilhão Rosa Mota), no entanto, como no ano anterior, esta nova edição terá lugar nos Jardins do Palácio de Cristal. Além de já estarem confirmados 76 expositores, este evento vai ainda prestar uma homenagem à escritora portuense Augustina Bessa-Luís.

11246845_1607702129500743_720421874413878097_o

Além dos vários feirantes que podes encontrar pela Avenida das Tílias, poderás ainda ter a oportunidade de desfrutar de concertos musicais, sessões de cinema, exposições e sessões e debates nos quais estarão presentes vários autores portugueses. Para saberes mais informações ou ficares a par de novidades sobre este evento, bastará meteres um gosto na página de facebook desta iniciativa.

Expoval 2015

Um dos maiores eventos dedicados ao empreendedorismo dentro do distrito regressará dos dias 16 a 20 no Parque Urbano de Ermesinde. O tema deste ano intitula-se Valongo, Um Território Onde Investir e irá introduzir como novidade uma exposição interativa que procurará mostrar o potencial turístico, biológico e botânico que poderá ser aproveitado na região de Valongo.

11825715_933320313398200_4215815303536092270_n

O evento contará também com workshops e conferência que visem apelar ao empreendedorismo da região, bem como . Além disso, estão confirmados concertos da parte de artistas como D.A.M.A e Zé Amaro, assim como a presença do programa da TVI, Somos Portugal. Poderás ficar a saber mais sobre o evento na agenda da Câmara de Valongo.