Ready Player One, um livro de ficção científica que incorpora elementos de cultura popular dos anos 80, está a ter uma adaptação em desenvolvimento por parte de Steven Spielberg.

A ação do livro passa-se em 2044 e apresenta um mundo pós-apocalíptico desolado, do qual as pessoas tentam escapar ao se ligarem a OASIS, uma realidade virtual utópica. A personagem principal é um homem pobre chamado Wade Watts, que procura decifrar um segredo deixado pelo criador desta realidade virtual, pois quem o fizer torna-se o proprietário da OASIS. Para conseguir o seu objetivo, Watts terá de resolver códigos que estão ligados a referências da cultura popular do anos 80.

Steven Spielberg poderá ser a escolha ideal para tal projeto, por ele próprio ser responsável pela existência de grande parte da cultura popular dos anos 80, tendo não só realizado filmes importantes dessa década como E.T. e Indiana Jones, como também produzido filmes que são hoje sinónimo da época, como Os Goonies, Regresso ao Futuro e Gremlins.

O filme tem uma data de lançamento prevista nos Estados Unidos da América para 15 de dezembro de 2017; no entanto, o próximo filme de Spielberg é A Ponte dos Espiões, com data prevista em Portugal já para 21 de outubro deste ano, ao qual se seguirá The BFG em 2016.