A capa de um álbum tem sempre um grande impacto sobre o ouvinte. Ao longo das últimas décadas, os artistas têm recorrido a fotografias ou ilustrações de locais que, de alguma forma, lhes são especiais na apresentação dos seus CDs. A NME desvendou a localização de 28 capas de álbuns. O Espalha-Factos fez uma nova seleção e mostra-te agora a segunda parte da lista.

Na passada segunda-feira, apresentámos uma seleção de dez álbuns e explicámos a localização dos sítios que constam nas suas capas. Hoje voltamos à investigação trazida pela NME e escolhemos mais dez álbuns.

“Figure 8” de Elliott Smith

ES F8

Resultado de dois anos de trabalho, o quinto álbum do norte-americano Elliot Smith foi lançado a 18 de abril de 2000. Em Figure 8 podes encontrar os singles Happiness Son of SamA fotografia da capa deste álbum foi tirada num mural em Sunset Boulevard, Los Angeles, que ainda hoje se mantém intacto, e que funciona como local homenagem ao cantor, que faleceu em 2003, aos 34 anos. O mural tem sido constantemente restaurado.

“Quality Control” dos Jurassic 5

QC J5

Quality Control é o título do segundo álbum do grupo de hip hop Jurassic 5. Trata-se de um disco lançado também em 200 e que foi bem recebido pela crítica. A fotografia da capa deste álbum também foi capturada em Los Angeles, no cruzamento entre San Vicente Boulevard e La Brea Avenue.

“All That You Can’t Leave Behind” dos U2

ATYCLB U2

O ano de 2000 foi também o ano do lançamento do décimo álbum dos U2. É em All That You Can’t Leave Behind que podes ouvir os hits Beautiful Day, Stuck In a Moment You Can’t Get Out Of, Elevation Walk OnA fotografia da capa foi tirada no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris.

“Original Pirate Material” de Mike Skinner

MS OPM

Dois anos mais tarde, o rapper Mike Skinner lançaria o seu primeiro álbum. O disco teve um sucesso tal que alcançou no ano seguinte a 46.ª posição na tabela de 100 melhores álbuns de sempre da NME, e a 9.ª posição do top 100 melhores álbuns da década. O sucesso deste disco deveu-se a temas como Has It Come to This Weak Become HeroesA fotografia da capa, tirada pelo fotógrafo Rut Blees Luxemburg, consiste num bloco de apartamentos em City Road, Londres, e tem o nome de Towering Inferno.

“Yankee Hotel Foxtrot” dos Wilco

W YHF

Yankee Hotel Foxtrot foi lançado a 23 de abril de 2003, pela Reprise Records. Um álbum aclamado pela crítica e um autêntico sucesso comercial, reúne temas como War on WarOs Wilco mostram o seu orgulho pela sua cidade natal, Chicago, colocando na capa do seu quarto álbum uma fotografia das Marina City Towers. A fotografia é da autoria de Sam Jones.

“Sigh No More” dos Mumford & Sons

M&S SNM

Damos agora um salto no tempo e passamos para álbuns mais recentes. Falamos agora do álbum de estreia dos Mumford & Sons. Trata-se de um disco que rapidamente levou o quarteto para o sucesso, com temas como Little Lion ManSigh No More vendeu milhares de exemplares em 2010 e 2011, e liderou seis tabelas de álbuns da Billboard. Para a capa do seu primeiro disco, os Mumford & Sons colocaram-se na montra de uma loja de mobília na King’s Road, em Londres.

“Unknown Mortal Orchestra” dos Unknown Mortal Orchestra

UMO UMO

Em 2011, o mundo viria a descobrir o trabalho dos Unknown Mortal Orchestra. O álbum de estreia da banda valeu-lhe em 2012 um Taite Music Prize. Na capa consta um monumento que relembra a revolta da população de Kordum e Banija durante a II Guerra Mundial. O monumento situa-se em Petrova Gora, na Croácia. Ruben Nielsen acredita que o edifício “é o equivalente visual àquilo que eu queria que as pessoas ouvissem quando escutassem o álbum”.

“Lonerism” dos Tame Impala

TI L

O álbum sucessor de Innerspeaker foi lançado em 2012 e conquistou os fãs da banda com músicas como Elephant Feels Like We Only Go BackwardsLonerism ganhou dois ARIA Awards nas categorias de Melhor Álbum de Rock e de Álbum do Ano. Para a capa deste álbum, Kevin Parker fotografou os Jardins de Luxemburgo, em Paris, a partir do exterior.

“MGMT” dos MGMT

MGMT MGMT

No ano seguinte ouvíamos pela primeira vez o terceiro álbum dos MGMT. Adorado por uns, odiado por outros, este álbum não tem uma opinião unânime entre os críticos. Deste álbum fazem parte as músicas. A fotografia na capa foi tirada em frente ao salão de cabeleireiro Stylz Unlimited, em Durhan, em Nova Iorque (imagem retirada do site da NME).

“To Pimp a Butterfly” de Kendrick Lamar

KL TPAB

Terminamos com um álbum lançado este ano. O terceiro álbum de Kendrick Lamar conta com uma fotografia da Casa Branca, em Washington DC. Neste álbum poderás ouvir as músicas Alright, I, King Kunta The Blacker The Berry.