Julho até pode ser mês de férias para muita gente, mas não para o Espalha-Factos. A cultura e a arte em Portugal estão (felizmente) em movimento constante e cabe-nos a nós fazer-te todo esse acompanhamento. Se estiveste mais distraído ou não dispensaste de uns dias na praia, confere aqui tudo o que possas ter perdido do que de melhor se fez pelo nosso site.

Durante os 31 dias de julho recebemos a visita de mais de 77 mil pessoas, que totalizaram mais de 114 mil cliques de visita ao Espalha-Factos. Entre os nossos textos mais lidos está o tão aclamado tuga.io (RIP, Wareztuga), uma visitinha às passadeiras vermelhas das festas da SIC e da TVI e ainda duas publicações sobre o triste fado de quem tem que abandonar a dança em Portugal. Artigos que não podes nem deves perder, por isso confere por ti mesmo:

Os 15 mais lidos de julho

  1. Chama-se tuga.io e é o novo substituto do Wareztuga

  2. Novo trailer de “Suicide Squad” mostra o Joker de Jared Leto

  3. Wareztuga.tv chega ao fim

  4. Festa de Verão da SIC: Passadeira Vermelha

  5. NOS Alive 2015 na RTP1

  6. Rádio Comercial bate novo recorde de audiências

  7. O fado de quem tem de abandonar a dança em Portugal

  8. Dia dos Namorados. 12 locais românticos a visitar em Portugal

  9. Passadeira Vermelha: Festa de verão TVI

  10. 6 razões para não perderes a sexta edição do Mêda +

  11. Gravações da nova temporada de Game of Thrones em andamento

  12. Coca-Cola. Rótulos das latas retirados

  13. Audiências rádio: Comercial lidera e RFM mais longe

  14. Ryanair. Viagens para Barcelona, Roma, Londres e Paris a menos de 30 euros

  15. Acampar no MEO Sudoeste é brutal


Destaques EF

Nas nossas playlists: as edições do Casulo de julho trouxeram muitas novidades musicais. Demos o nosso bitaite sobre o álbum The Fool, ouvimos um pouco de metal, demos destaque aos tugas EGGBOX e Raccoon, e apresentámos ainda The Lemon Lovers e A-L-X. Provavelmente conheces pouco destes artistas, o que é a desculpa perfeita para os ouvires.

Os nossos Emmys do mês foram para Vince Vaughn (True Detective), Rami Malek (Mr. Robot), Lily Rabe (The Whispers) e Sarah Rafferty (Suits). Merecidos!

Se achas que já viste tudo o que havia para ver na TV, nós demos-te sugestões televisivas para descobrires um pouco mais dos canais que tens em tua casa. O 5 Para a Meia Noite passou para os sábados neste mês de agosto e a RTP está também a depositar as suas apostas no Agora Escolha.

Nos canais por cabo, o destaque vai para As 13 Chaves do Apolo 13 (Discovery Channel). E não te esqueças de conferir as séries do Zapping Internacional, aqui, aqui e uma edição muito nostálgica aqui! Ah, e a série Episodes até pode passar despercebida para o público português, mas não para nós.

O nosso Autor do Mês foi o japonês Haruki Murakami. “A sua obra já foi traduzida para mais de 50 idiomas e o autor tem arrecado inúmeros prémios”, contou a Raquel Dias da Silva.

Ainda na onda literária, damos-te a conhecer o romance de estreia de Charles Bukowski. ‘Correios’ conta a história de Chinaski, o alter-ego do autor, e convida o leitor a uma leitura mais crítica da realidade crua que nos apresenta. E para continuar com as leituras, demos-te a conhecer os blogues Always Judging e Lovely Pepa.

No que toca ao teu smartphone, damos-te Apps EFianas para que nunca chegues atrasado a nenhum evento! Contudo, caso haja tempo livre, deixamos-te alguns jogos que podem matar a tua produtividade e, caso estejas de férias, aproveita estas dicas para usufruíres o melhor do tempo e dos restaurantes da cidade.

A dança também esteve no nosso spotlight com o Apsarases, onde falámos um pouco dos espetáculos Sun e Ballet for Life. No teatro, a estrela da companhia foi o ator Francisco Pestana!

Reportagens: andámos por aqui e por ali a assistir a dezenas de concertos e de outros espetáculos como:

 

 

Edições do EFotos dedicados à comida e às summer nights


Mais textos que se perdeste não devias ter perdido: