A 26ª edição do AmadoraBD – Festival Internacional de Banda Desenhada, organizado pela Câmara Municipal da Amadora, vai ter lugar no Fórum Luís de Camões e outros locais da grande Lisboa e terá como tema A Criança na BD. Esta escolha temática vem celebrar também o centenário de As Aventuras de Quim e Manecas, de Stuart Carvalhais.

O festival vai promover também a organização de concursos orientados para o tema e para a celebração dos 100 anos da obra de banda desenhada de Stuart Carvalhais. O autor pertenceu a corrente modernista portuguesa e ficou conhecido pelas bandas desenhadas de crítica e sátira social produzidas durante os anos 10 e 20 do século XX.  Pretende-se prestar homenagem às duas personagens da obra e fazer com que as novas gerações a redescubram.

Entre os concursos a serem organizados, o Concurso Nacional de Banda Desenhada irá ter como mote o trabalho de Stuart Carvalhais e será desenvolvido sob o tema “Uma nova avenutra de Quim e Manecas”. Já o Concurso Nacional de Cartoon e o Concurso Municipal de BD e/ou Ilustração da Amadora vão trabalhar o tema “Os Direitos das Crianças” e terão como base a Declaração dos Direitos das Crianças.

unnamed

Nascida em 1915 no suplemento humorístico do jornal O Século designado O Século Cómico, a série As Aventuras de Quim e Manecas surge no fim da Monarquia e nascimento da Primeira República.

 

O Concurso Nacional de Banda Desenhada é destinado a participantes a partir dos 12 anos, que podem concorrer tanto a título individual como em equipa e o Concurso Nacional de Cartoon funciona do mesmo modo mas com participantes a partir dos 16 anos. O concurso municipal destina-se às escolas do município da Amadora do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, público ou privado. Os trabalhos premiados estarão em exposição no Fórum Luís de Camões e o prazo de entrega para os dois concursos nacionais é 21 de setembro e para o concurso municipal é 14 de outubro.

À semelhança das edições de anos anteriores, o festival irá distinguir edições e personalidades nacionais e estrangeiras que trabalham nesta arte através dos Prémios Nacionais de Banda Desenhada. Os potenciais candidatos devem submeter as suas obras a avaliação até 7 de setembro.

Para obter mais informações sobre o concurso e respetivo regulamento basta aceder à página de Facebook do AmadoraBD.