Espalha-Livros

Espalha-Livros: um país fantasma, uma vida conturbada e um visconde

O Espalha-Livros traz até ti algumas das novidades literárias do momento. Nesta rubrica quinzenal, o Espalha-Factos passará a trazer até ti algumas novas obras escritas disponíveis numa prateleira perto de ti. Nesta semana mostramos-te um romance histórico de Vasco Luís Curado, uma história cheia de reviravoltas pela mão de Ben Lerner e as aventuras de um visconde de Italo Calvino.

O País Fantasma – Vasco Luís Curado

O País FantasmaO alferes Capelo está a cumprir o serviço militar em Angola quando se dá o massacre de centenas de brancos em povoações isoladas do Norte; é por isso chamado a participar na primeira resposta militar contra os rebeldes e acaba por fazer duas comissões na Guerra Colonial e já não regressar à metrópole, casando-se e tornando-se proprietário de plantações de café. Na mesma altura, Mateus, funcionário público e amante da poesia e do xadrez, é iniciado em Moçâmedes nas relações de poder entre colonos e colonizados, assistindo à prisão e tortura de rebeldes e guerrilheiros; manda vir a família e instala-se na Gabela, cruzando-se com Capelo, já desmobilizado, ambos desconhecendo que assistem

Um romance sobre o fim do período colonial, com descrições impressionantes da violência reciproca que moldou Angola antes, durante e depois da guerra, e o relato de como muitas família testemunharam, da pior maneira, o fim de um ciclo que durou mais de quinhentos anos. aos últimos estertores do império.

Ficha técnica:

Autor: Vasco Luís Curado

Editora: D. Quixote

Data de lançamento: 31 de agosto

10:04 – Ben Lerner

10:0410:04 é o momento exacto em que um relâmpago atinge a torre do relógio e permite a Marty McFly voltar a 1985 em Regresso ao Futuro – filme crucial da juventude de Ben, o narrador do romance 10:04. Num curto espaço de tempo, o mundo de Ben tornou-se irreconhecível.

O seu primeiro romance foi aclamado pela crítica e o segundo, ainda por escrever, é já alvo da cobiça de várias editoras. O sucesso é celebrado num restaurante escandalosamente caro, onde são servidos polvos-bebés “literalmente massajados até à morte”. Simultaneamente, numa consulta médica de rotina, é-lhe diagnosticada uma doença cardíaca potencialmente fatal.

A sua melhor amiga, Alex, tem 36 anos e tenciona incluir Ben na sua própria luta contra o tempo. Quer engravidar usando o esperma dele – não, como faz questão de deixar claro, por cópula, mas através de inseminação intra-uterina. E Alena, que cria a sua arte a partir de obras inutilizadas, entra e sai da sua vida num ciclo demasiado subtil para constituir uma relação. Numa Nova Iorque sob a ameaça do furacão Irene e em convulsão social, Ben debate-se com a perspectiva de ser pai e a sua própria mortalidade.

Ficha técnica:

Autor: Ben Lerner

Editora: Teorema

Data de lançamento: 25 de agosto

O Visconde Cortado ao Meio – Italo Calvino

O Visconde Cortado ao MeioNesta fantasia divertidamente macabra – primeiro romance da trilogia fantástica Os Nossos Antepassados – um nobre é dividido em dois por uma bala de canhão, numa batalha contra os turcos. Uma das metades regressa ao seu domínio feudal e inicia uma vida diabólica. Mas a outra metade, a virtuosa, aparece também. As duas metades tornam-se rivais pelo amor da mesma mulher e enfrentam-se num duelo sangrento, mas acabam por encontrar uma resolução miraculosa.

O Visconde Cortado ao Meio é um romance em que o real e o fantástico se fundem numa unidade perfeita, não deixando de ser evidente um incontornável compromisso com o mundo contemporâneo, apesar de o autor ter afirmado que “não tinha a intenção de fazer uma alegoria moral, e muito menos política”.

Ficha técnica:

Autor: Italo Calvino

Editora: Dom Quixote

Lançamento: 25 de agosto

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Leonor Poeiras
Leonor Poeiras apresenta Gala da Abraço que celebra o transformismo