A nova legislação da cobertura dos sufrágios por parte da comunicação social vai trazer novidades inéditas na transmissão dos debates na rádio.

Renascença, TSF e Antena 1 vão transmitir em simultâneo o último debate entre António Costa e Pedro Passos Coelho. O frente a frente entre os dois candidatos ao cargo de Primeiro-Ministro decorrerá no próximo dia 17 de setembro ao início da noite.

A transmissão em direto do debate a partir do Pavilhão de Portugal, resulta de um acordo alcançado entre as três estações, o PS e a coligação Portugal à Frente (que junta PSD e CDS-PP). Cada rádio estará representada no debate por um moderador e cada um poderá fazer um conjunto de perguntas a ambos os candidatos.

Este é um acordo inédito sobretudo porque, com esta iniciativa, os debates decisivos estão de regresso à rádio. Nas campanhas eleitorais para as Eleições Legislativas de 2009 e de 2011, por exemplo, as estações cingiram-se à retransmissão em direto ou em diferido dos debates realizados nas televisões.

Para além da transmissão radiofónica, TSF, Antena 1 e Rádio Renascença disponibilizarão ainda um stream nas respetivas páginas na internet para o acompanhamento em vídeo do debate entre Costa e Passos Coelho.

Apesar de o número de portugueses a ouvir rádio ter baixado em comparação com o mesmo período do ano passado, as três rádios informativas somaram no total um milhão de ouvintes regulares. A TSF fechou os meses de maio e junho com 3,8% de Audiência Acumulada de Véspera (A.A.V.), e Antena 1 e Renascença, por seu turno, alcançaram 4,5 e 5,7% de A.A.V., respetivamente.

Para além do debate na rádio, Pedro Passos Coelho e António Costa medirão forças primeiro na televisão (imagem: Lusa)