Vai chegar às salas de cinema o filme que conta a história dramática dos 33 mineiros chilenos encarcerados numa mina de ouro e cobre durante dois meses em 2010. Intitulado de Los 33 ou The 33, o filme tem Antonio Banderas no principal papel.

O filme, que já está completo, representa para Banderas uma efeméride que “noutros países foi vista como um grande feito de um país”. O ator espanhol vai interpretar o mineiro Mario Sepúlveda, participando num elenco composto ainda pelo brasileiro Rodrigo Santoro, Juliette Binoche, Gabriel Byrne, Cote de Pablo, entre outros.

Numa conferência de imprensa que decorreu em Santiago do Chile esta segunda-feira, Rodrigo Santoro destacou ainda a dificuldade na adaptação de uma narrativa tão complexa e duradoura afirmando que “o filme baseia-se na história dos mineiros, dos 33. Por isso penso que tinha de ser sintetizada, e algumas personagens têm de ser escolhidas para contar toda a história.” Por esta razão, Los 33 não esquecerá a menção honrosa a todos os que fizeram parte deste acontecimento, porém centrar-se-á mais nalgumas personagens do que noutras.

Los 33 é realizado pela mexicana Patricia Riggen e é baseado diretamente na obra Deep Down Dark de Hector Tobar e na adaptação de Jose Rivera, tendo sido escrito para o grande ecrã por Craig Borten (O Clube de Dallas) e Michael Thomas ( Geração Inquieta e Fome de Viver). É ainda importante destacar que, apesar do seu título, a película foi completamente rodada em língua inglesa.

O filme tem estreia mundial marcada para dia 6 de agosto e deverá chegar às salas de cinema portuguesas no dia 26 de novembro deste ano.