Windows 10 sucedeu ao pouco adotado Windows 8 e está disponível gratuitamente para qualquer utilizador detentor não só do antecessor, mas também do Windows 7. O sistema operativo trouxe várias novidades e o regresso de algumas conhecidas funcionalidades, com a empresa de Redmond a apostar forte no domínio não só no espaço dos computadores, mas também nos dispositivos móveis. O Espalha-Factos selecionou as cinco melhores novidades.

  • Menu Iniciar

O menu iniciar que tanta falta fez no Windows 8 está de volta no Windows 10 e com novas funcionalidades à mistura. Além do acesso às aplicações que queremos, seja navegando no menu ou escrevendo na barra de pesquisa, o utilizador tem agora a possibilidade de definir tiles, tornados famosos no anterior sistema operativo da Microsoft, com utilidades como a previsão meteorológica, notícias ou calendário.

startMenu

  • Cortana

A assistente digital do Windows Phone 8.1, Cortana, está agora implementada no sistema, permitindo ao utilizador colocar questões por texto ou voz e obter rapidamente resultados de pesquisas web ou no próprio disco rígido. Cortana permite igualmente criar lembretes no calendário ou consultar informações desde notícias ao tempo ou até mesmo a bolsa.

cortana

  • Aplicação Xbox

Para quem tem uma Xbox One, a aplicação Xbox do Windows 10 vai permitir aceder a algumas funcionalidades da consola num PC. Nesta aplicação, além do acesso aos nossos dados e achievements, está disponível a feed de atividades dos nossos amigos no Xbox Live com notificações do que têm feito e conquistado. Podemos também interagir com os nossos amigos através de mensagens, ver os seus vídeos de jogo ou convidar alguém para um jogo em conjunto.

A funcionalidade mais interessante da aplicação será mesmo a possibilidade de fazer streaming de um jogo Xbox One para o PC deixando o processamento do lado da consola e desfrutando do ecrã do nosso computador, até para evitar casos em que poderemos não querer estar a ocupar a televisão da sala de estar.

xboxApp

 

  • Continuum e Aplicações Universais

Para ter uma experiência de utilização do Windows 10 em todos os dispositivos, sejam estes computadores, tablets, smartphones ou até computadores com ecrã tátil e teclado amovível, a Microsoft disponibilizou o modo Continuum. O termo refere-se à forma como o Windows muda a apresentação do ambiente e aplicações com base no dispositivo que estamos a utilizar.

Desta forma, se, por exemplo, num computador com ecrã tátil removermos o teclado, o sistema irá mudar para modo tablet e expandir o menu iniciar para algo similar ao que era visível no Windows 8 e abrir as aplicações em modo fullscreen.

As aplicações universais têm precisamente o mesmo intuito, com a Microsoft a incentivar os developers a criar aplicações que possam correr em qualquer dos dispositivos acima mencionados alterando a sua interface em cada caso e sincronizando os dados da sua utilização para que se mantenha o nível de funcionalidade do programa.

continuum

  • Centro de Notificações

Como já é apanágio da maioria dos sistemas operativos de hoje em dia, desde iOS a Ubuntu, existe um centro de notificações onde são guardadas todas as mensagens que o sistema nos envia para as podermos consultar.

O Windows 10 disponibiliza também o seu próprio centro de notificações, não só com as habituais mensagens, mas também com acesso rápido a algumas definições de conectividade, como as configurações VPN ou até a possibilidade de passar para modo tablet.

actionCenter