A Antena 1, a RDP Internacional e a R80 (web) assinalam, ao longo deste dia 4 de agosto, os 80 anos de rádio pública, que teve início a 1 de agosto de 1935. A emissão especial, que acontece entre as 10h00 e as 18h00, será transmitida em direto do auditório João Soares Louro.

Vamos comemorar porque é uma data muito redonda. Começámos [as comemorações] em junho de 2015“, adiantou Rui Pêgo à Lusa, que contou ainda que foram desenvolvidos vários conteúdos alusivos ao tema. Em novembro decorrerá ainda uma conferência sobre a visão do futuro da rádio. “Estamos a tentar preparar um grande concerto a 13 de fevereiro, cruzando várias gerações da música“, acrescentou o diretor da rádio pública.

Ao longo deste dia, Rogério Charraz, Oquestrada, Marco Rodrigues, Viviane, Paulo de Carvalho, António Manuel Ribeiro, Miguel Ângelo e Luís Represas são os oito músicos portugueses que irão interpretar três canções cada, com uma recriação de uma delas. Também será possível ouvir na rádio um hino criado para assinalar a data, com a participação de 50 artistas portugueses. A música é de Tozé Brito, os arranjos e produção musical de Fernando Martins.

Na web, é possível visitar um site dedicado aos 80 anos da rádio pública, que inclui uma exposição virtual que expõe a importância da rádio na história da nossa sociedade. “Hoje a rádio é absolutamente indispensável, permite a defesa de um património que é nosso porque tem conteúdos, tem uma ligação profunda com os países de língua portuguesa, é uma plataforma de encontro com África e o garante da produção de música portuguesa“, defendeu Rui Pêgo. A rádio tem um papel importante na defesa do património e cultura“, salientou, destacando que “é o meio mais democrático que há“.