Icon_0027-750x422

Rádio pública celebra 80 anos com emissão especial

A Antena 1, a RDP Internacional e a R80 (web) assinalam, ao longo deste dia 4 de agosto, os 80 anos de rádio pública, que teve início a 1 de agosto de 1935. A emissão especial, que acontece entre as 10h00 e as 18h00, será transmitida em direto do auditório João Soares Louro.

Vamos comemorar porque é uma data muito redonda. Começámos [as comemorações] em junho de 2015“, adiantou Rui Pêgo à Lusa, que contou ainda que foram desenvolvidos vários conteúdos alusivos ao tema. Em novembro decorrerá ainda uma conferência sobre a visão do futuro da rádio. “Estamos a tentar preparar um grande concerto a 13 de fevereiro, cruzando várias gerações da música“, acrescentou o diretor da rádio pública.

Ao longo deste dia, Rogério Charraz, Oquestrada, Marco Rodrigues, Viviane, Paulo de Carvalho, António Manuel Ribeiro, Miguel Ângelo e Luís Represas são os oito músicos portugueses que irão interpretar três canções cada, com uma recriação de uma delas. Também será possível ouvir na rádio um hino criado para assinalar a data, com a participação de 50 artistas portugueses. A música é de Tozé Brito, os arranjos e produção musical de Fernando Martins.

Na web, é possível visitar um site dedicado aos 80 anos da rádio pública, que inclui uma exposição virtual que expõe a importância da rádio na história da nossa sociedade. “Hoje a rádio é absolutamente indispensável, permite a defesa de um património que é nosso porque tem conteúdos, tem uma ligação profunda com os países de língua portuguesa, é uma plataforma de encontro com África e o garante da produção de música portuguesa“, defendeu Rui Pêgo. A rádio tem um papel importante na defesa do património e cultura“, salientou, destacando que “é o meio mais democrático que há“.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Júlia Pinheiro SIC
‘Júlia’ tem maior audiência de sempre em dia de liderança SIC