Mais do que os singles, a capa de um álbum é um autêntico cartaz de boas vindas para o ouvinte. A NME reuniu a localização das fotografias e ilustrações de 28 capas de discos de vários artistas das últimas décadas. O Espalha-Factos  fez uma seleção e trá-las até ti.

Certamente que já ficaste a olhar para a capa de um CD e pensaste: “Onde é que isto fica?” ou “Este sítio existe?”. Essas questões serão respondidas neste artigo.

“Surfin’ Safari” dos The Beach BoysBB SS

Lançado em outubro de 1962, Surfin’ Safari é o título do disco de estreia dos The Beach Boys. Deste disco destaca-se o single homónimo, que podes ouvir aqui. A fotografia do grupo num jipe amarelo foi tirada por Ken Veeder em Pardise Cove, no norte de Malibu.

“The Freewheelin’” de Bob Dylan

BD TF

Em maio do ano seguinte, Bob Dylan lançava o seu segundo álbum. The Freewheelin’. O álbum ficou conhecido com temas como Blowin’ In The Wind, Girl From The North Country, Masters Of Warentre outras. Várias faixas deste álbum ficaram conhecidas graças ao cunho político que tinham por detrás. Dylan foi fotografado ao lado da sua companheira na altura, Suze Rotolo, por Don Hunstein, no cruzamento da Jones Street com a West 4th Street em West Village, Nova Iorque.

“Abbey Road” dos Beatles

TB AR

Sem dúvida um ícone do mundo da música. Abbey Road foi lançado a 26 de setembro de 1969 e dele faz parte a famosa canção Here Comes The SunA célebre fotografia na passadeira de Abbey Road (Londres) foi fotografada por volta das 11:30h do dia 28 de agosto de 1969, por Iain Macmillan que dispunha apenas de dez minutos para fotografar a capa do 11.º álbum dos Beattles.

“Black Sabath” dos Black Sabbath

BS BS

O primeiro álbum dos Black Sabbath foi lançado em fevereiro de 1970 e o primeiro single a ser lançado chama-se Evil WomanApesar de parecer assustadora, a fotografia da capa deste álbum foi tirada em Oxfordshire, na Inglaterra. Trata-se do Mapledurham Watermill, à beira do Rio Tamisa, num local que acolhe eventos de enorme requinte.

Physical Graffiti” dos Led Zeppelin

LZ PG

A 24 de fevereiro de 1975 os Led Zeppelin lançaram o seu sexto álbum de estúdio. Physycal Grafitti foi um sucesso de vendas e aplaudido entre os críticos. O tema Trampeled Under Foot é um dos singles deste disco. Peter Corriston, designer do álbum, afirma que o conceito que queria passar era o de um conjunto de apartamentos, “onde as pessoas vivem e andam aqui e ali”. A fotografia foi tirada em St. Mark’s Place, em East Village (Nova Iorque). Os edifícios em questão aparecem no videoclip da música Waiting For a Friend dos Rolling Stones.

“Animals” dos Pink Floyd

PF A

O início do ano de 1977 ficou marcado pelo lançamento de Animals, o décimo álbum dos Pink Floyd. O disco chegou ao segundo lugar da tabela de álbuns do Reino Unido e ao terceiro lugar da tabela Billboard 200. O álbum que foi quatro vezes Platina serviu de crítica às condições socio-políticas na Grã-Bretanha no final da década de 70. Na imagem encontra-se a antiga estação de energia a carvão Battersea. A ideia foi dada pelo vocalista Roger Waters. O edifício encontra-se atualmente sob trabalhos de restauro.

The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars” de David Bowie

DB TRFZSSM

Em junho de 1972, David Bowie lançava o seu quinto álbum. The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars estreou-se no top britânico em quinto lugar e ficou-se pela 75.ª posição da tabela Billboard Music Charts. Deste álbum fazem parte temas como Starman Suffragette City. A fotografia da capa deste disco tem dado aso a várias análises, nomeadamente no que toca ao possível significado do sinal onde se lê “K. West” e à cabine telefónica. A foto foi captada em Heddon Street, Londres.

“Bigger and Deffer” de LL Cool J

LL Cool J BAD

Hits como I Need Love I’m Bad fazem parte deste Bigger and Deffer, o segundo álbum de estúdio do rapper, ator e apresentador LL Cool J. Para a capa deste disco, o artista foi fotografado em frente à sua escola secundária, em Queens.

“Illmatic” de Nas

NAS I

Illmatic catapultou o rapper norte americano Nas para o sucesso em 1994. O disco estreou-se na tabela Billboard 200 na 12.ª posição e vendeu 59 000 cópias na primeira semana. Neste que é considerado um marco do hip hop e uma inspiração para muito artistas podes ouvir músicas como Halftime, It Ain’t Hard To Tell One Love. A capa deste álbum consiste numa sobreposição de uma fotografia de Nas com sete anos e uma zona habitacional, no cruzamento da 10th Street com a 41st Avenue, em Long Island.

“(What’s the Story) Morning Glory?” dos Oasis

O WTSMG

A 2 de outubro de 1995 é lançado (What’s the Story) Morning Glory?, o segundo projeto discográfico dos Oasis. É aqui que podes encontrar o famoso tema Wonderwall. O álbum manteve-se no topo da tabela britânica durante dez semanas, e esteve no primeiro lugar de tabelas de álbuns um pouco por todo o mundo. Na capa encontramos o DJ Sean Rowley e o produtor do álbum, Owen Morris, a cruzarem-se em Berwick Street, em Soho, Londres.