A RTP1 vai estrear a minissérie O Pátio das Cantigasbaseada no filme de Leonel Vieira que chegou aos cinemas no passado dia 28 de julho. O remake de um dos maiores clássicos do cinema português chega à televisão no final de 2015. Já o filme estreia em 2016.

Está pensado desde o início para multiplataformas, não só produzido para o cinema como também para televisão. Nós vamos emitir cada um dos três filmes, um ano depois da sua estreia nos cinemas e antes disso, teremos também minisséries das produções a estrear na nossa antena. A minissérie de O Pátio das Cantigas irá estrear-se por altura do Natal ou do ano novo”, referiu Gonçalo Reis, presidente da administração da RTP, ao Diário de Notícias.

Recorde-se que O Pátio das Cantigas faz parte de três projetos de produções de novas versões dos antigos clássicos do cinema português, que inclui, também O Leão da Estrela e A Canção de Lisboa.

Para Reis, a aposta do cinema português na televisão é muito importante e a estação pública irá fazê-lo. “As pessoas têm que olhar para a RTP como um agente ativo na indústria audiovisual em Portugal. Somos um emissor de conteúdos não só de televisão mas também de cinema por isso temos abertura para fazer mais produções deste tipo“, concluiu.