No dia 1 de agosto, o Trigo Limpo teatro ACERT apresenta A Viagem do Elefante na Figueira da Foz. A peça de teatro inspirada na obra homónima de José Saramago começa pelas 22h, na Esplanada Silva Guimarães.

A expedição de Lisboa a Viena de Áustria, iniciada há três anos em Figueira de Castelo Rodrigo, continua. A viagem do Trigo Limpo teatro ACERT é feita em cinco dias na localidade em que chega, juntamente com a participação de atores locais. Por isso, o grupo de teatro considera que em cada atuação tem uma estreia.

Esta peça de rua itinerante é inspirada num episódio histórico fora do comum e tem como protagonista o elefante Salomão. Em meados do século XVI, D. João III oferece um elefante ao arquiduque Maximiliano da Áustria. A viagem do elefante, tratador e comitiva entre Portugal e Viena é feita entre muitas situações mais ou menos caricatas, que caracterizam este romance histórico.

“Sempre chegamos ao sítio aonde nos esperam,” lê-se no livro de Saramago. Desta vez, a adaptação do Trigo Limpo Teatro ACERT, com música de Luís Pastor através de poemas de Saramago,  chega a uma localidade da costa Atlântica.