As férias já começaram e, com elas, os dias de praia. Muitas pessoas dirigem-se para as zonas mais costeiras para aproveitar os dias de sol e de calor. Vila Nova de Milfontes e Porto Covo são dois dos destinos de verão mais escolhidos na costa alentejana. Apresentamos-te algumas recomendações das melhores praias desta zona.

1. Praia do Malhão

A Praia do Malhão localiza-se na estrada que liga Vila Nova de Milfontes a Porto Covo. Após uma pequena viagem de carro por estrada de terra batida chega-se a uma das mais famosas praias da Costa Vicentina. Aqui o mar é perfeito para quem gosta de praticar desportos aquáticos. Há uma escola de surf na praia, o que dá oportunidade de experimentar esta modalidade na melhor praia do Alentejo. Podem ainda aproveitar para nadar neste mar idílico e explorar o resto da praia. Um aspeto positivo é o facto de haver muito espaço e, assim, mesmo com as multidões de agosto, podemos sempre estender a toalha sem incomodar o vizinho.

Esta praia selvagem tem tudo para agradar. Mais a sul a encosta rochosa delineia praias abrigadas, perfeitas para  quem gosta de mais privacidade. Nela podem explorar-se as rochas e encontrar caranguejos, mexilhões, percebes, camarões. De seguida a encosta vai-se tornando predominantemente duna e a praia caracteriza-se por o seu areal extenso. É esta a praia principal que tem um acesso facilitado por uma passadeira de madeira. Aqui é a zona onde a praia é vigiada e onde se localiza a escola de surf.

Para quem quiser continuar a explorar o Malhão, a zona norte é indicada para a prática de naturismo. Esta parte da praia é mais sossegada e distingue-se pelas nascentes de água doce que nos permitem desfrutar de um agradável duche após um mergulho no mar.

2. Praia dos Aivados

Um pouco mais adiante, na mesma estrada, localiza-se esta praia fantástica cujo acesso é, também, feito por estrada de terra batida, que nem sempre está nas melhores condições. Mesmo não sendo vigiada, a Praia dos Aivados é das mais procuradas, pois o seu estado selvagem é apreciado por todos os amantes da natureza.

Possui um areal extenso e um mar com ondulação propícia à prática de desportos aquáticos. A extensão da praia permite fazer agradáveis caminhadas numa das melhores paisagens da costa alentejana. Na maré-baixa, as rochas e as poças saciam a curiosidade daqueles que gostam de procurar pequenos seres marinhos. Para além disso, a grande dimensão de espaço de areia molhada permite a prática de variadas actividades, tais como raquetes, futebol, ou a construção de castelos de areia que os mais pequenos tanto gostam.

Para os que preferem ocupar o seu tempo de forma mais relaxada, a praia é perfeita para descansar na toalha, apanhar sol e ler. A melhor forma de terminar o dia é assistir ao pôr do sol no mar e esperar pelo dia seguinte para voltar.

3. Praia da Samoqueira

A Samoqueira é uma das praias mais concorridas da Costa Alentejana. Localiza-se perto de Porto Covo e é famosa pelas formações rochosas, que caracterizam a sua paisagem natural.

A praia possui um areal extenso que convida a caminhadas e, para além disso, há grutas para serem exploradas, piscinas naturais com água cristalina e até rochas que permitem aos mais corajosos mergulhar para o mar. Quando o mar não está muito agitado, este é um local fantástico para fazer mergulho em apneia.

Esta praia é a escolha frequente de muitos alentejanos que vivem na zona e que sabem que os bons dias de praia, aqui, são garantidos pela falésia que protege a praia do vento. Para quem gosta de caminhar, aconselha-se a fazer o percurso, pelas falésias, de Porto Covo até esta praia. É pouco mais de um quilometro com paisagens únicas que vão certamente fascinar.

4. Praia da Ilha do Pessegueiro

A sul de Porto Covo pode ser encontrado um dos locais mais espectaculares da Costa Alentejana: a Ilha do Pessegueiro. É esta que dá o nome a praia, separada desta por uns metros de mar. Esta ilha é, verdadeiramente, o aspecto mais cativante da praia.

É uma praia que se deve visitar só para desfrutar de um mergulho refrescante no mar, com a esta paisagem idílica. Aqui o mar tem uma ondulação muito fraca, sendo perfeito para fazer mergulho. Para além disso, a praia tem muito espaço, o que permite desfrutar sossegadamente deste fabuloso cenário.

Para complementar o dia de praia, há que visitar o Forte, localizado mesmo ao lado da praia. Os mais curiosos podem, ainda, visitar a Ilha do Pessegueiro de barco (a partir de Porto Covo).

5. Praia Grande e Praia do Banho

Quem está de férias em Porto Covo pode sempre aproveitar as praias da vila. Destaca-se a Praia Grande que, apesar de ter um mar mais agitado, é muito apreciada pelos banhistas. A praia é espaçosa e tem um bar de praia que agrada a todos os que gostam de se refrescar com um gelado ou uma bebida nas tardes quentes de verão.

A Praia do Banho é das mais bonitas da zona. Apesar de ter um areal reduzido a sua paisagem natural cativa todos os visitantes. Nos meses de agosto e julho é quase impossível arranjar espaço para estender a toalha. Mas nos meses em que há menos turistas, esta praia proporciona dias fantásticos.

Há grutas e, com a maré baixa, forma-se uma pequena lagoa natural fantástica para mergulhar com os peixinhos. É um cenário paradisíaco. Também vale a pena fazer uma caminhada pelas falésias que levam à praia, de onde se pode assistir a um pôr-do-sol extraordinário.

Lê também – Vila Nova de Milfontes e Porto Covo: 5 restaurantes a não perder

Imagens © Maria Ana Campos