O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
Foto_arabe-do-futuro_blog

Ser jovem no Médio Oriente em banda desenhada

Riad Sattouf é o autor de uma trilogia sobre ser um jovem no Médio Oriente. A trilogia de banda desenhada intitulada O árabe do futuro já lhe valeu o prémio de Melhor Álbum de Banda Desenhada do Festival Angoulême, em França. O primeiro volume vai ser publicado ainda este mês pela Teorema.


Nesta trilogia, o autor pegou nas suas próprias memórias para fazer um retrato social e político dos países do Médio Oriente onde viveu, nomeadamente a Líbia do tempo de Kadafi e a Síria de Hafez Al-Assad. Com humor e ironia, o primeiro livro começa por contar sua história até aos 6 anos, dando um especial enfoque na figura do seu pai, um sírio de orifem sunita que estudou em Paris para fugir ao serviço militar. O choque cultural fez com que o pai começasse a achar que o homem árabe se devia educar para sair do “obscurantismo da religião“, lembra Sattouf nas primeiras páginas do livro.

O autor é também ator e realizador cinematográfico. Realizou a comédia Uns belos rapazes em 2008 e assinava também uma tira de banda desenhada semanal no jornal francês Charlie Hebdo.