Uma escola do Alqueva, desactivada há 6 anos, foi transformada num hostel. A Associação de Desenvolvimento, Acção Social e Defesa do Ambiente (ADA) está a gerir o projecto que, nas suas palavras, colmata uma falha que aquela zona tinha: falta de alojamento para turistas.


As salas de aulas foram transformadas em quartos no novo Alqueva Hostel. Segundo o presidente da ADA, em declarações à Lusa, o objectivo deste empreendimento é “dar utilização a um edifício que estava desafectado da sua função original“. O edifício sofreu alterações a pensar no público jovem, mas todas as faixas etárias são bem vindas. Já por lá passaram equipas desportivas, grupos de jovens e colégios, mas também vários casais. A maioria são portugueses, mas também já contam com as visitas de alguns espanhóis e franceses.

O edifício tem 9 quartos e o maior deles está ocupado com 8 camas e o mais pequeno com 2. A fachada exterior não foi alterada: as únicas alterações foram feitas no exterior. Para complementar a criação do Hostel, foram ainda feitas colaborações com várias organizações, nomeadamente com a autarquia. Essas colaborações visam complementar a experiência e vão desde passeios de barco pelo Alqueva a competições desportivas.

A população considera que esta transformação foi positiva para a aldeia alentejana que assim consegue dar resposta à procura turística que o Alqueva tem sido alvo nos últimos anos.