Verao_Tavira_net_2015

‘Verão em Tavira’ promete cultura e divertimento

Com a organização conjunta da Câmara Municipal de Tavira e da Associação Para o Desenvolvimento Integrado da Baixa de Tavira, o programa Verão em Tavira deste ano, a decorrer entre julho e setembro, conta com novidades no teatro, música, cinema, dança, artes visuais, literatura, visitas ao património, folclore, desporto, feiras do livro, de gastronomia, antiguidades e velharias e dos ofícios.

A iniciativa Jazz no Palácio encontra-se a decorrer até 25 de julho, com a presença de nomes como o Quinteto André Fernandes no dia 23, Carlos Martins Quarteto no dia 24 e Marta Hugon em quinteto no dia 25, no terraço do Palácio da Galeria. O ciclo de concertos abriu no dia 22, pelas 22h, com Arsénio Martins e Aroma Jazz Trio.

No parque do Palácio da Galeria será possível ouvir a fadista Ana Moura no dia 29 de julho, os Clã e o seu novo álbum no dia 6 de agosto, e Pedro Abrunhosa no dia 21 de agosto. Para os fãs de fado, a iniciativa Fado no Coreto conta com a presença de César Matoso e Ana Marques no dia 5 de agosto, Guadalupe e Flaviano Ramos no dia 12, Sara e Márcio Gonçalves no dia 19, Raquel Peters e João Leote no dia 26 e Teresa Viola e Renato Néné no dia 2 de setembro.

A Praça da República e o Jardim do Coreto contam com programação regular e variada, que inclui uma Gala de Ópera, uma performance do bailarino de sapateado Michel e a presença de filarmónicas, folclore, fado, músicas tradicionais e do mundo, entre muitas outras surpresas.

Nas proximidades, a Rua do Cais recebe a Feira do Livro até dia 5 de agosto, a Feira dos Ofícios entre 7 e 16, a Feira de Antiguidades e Velharias, entre 18 e 26, e a Feira dos Stocks, de 18 a 31.

A III Feira da Dieta Mediterrânica, inserida no Plano de salvaguarda da UNESCO deste Património Cultural Imaterial da Humanidade, realiza-se entre 3 e 6 de setembro, com a presença não só de instituições como de um mercado de produtores, atividades gastronómicas e oficinas de cozinha, música mediterrânica, estilos de vida saudáveis, aconselhamento e prevenção de doenças cardiovasculares e nutricional, assim como seminários, exposições, visitas guiadas e passeios ao património. A decorrer em simultâneo, o Festival SlowMed, que pretende apresentar a comida como um meio de diálogo no contexto mediterrâneo, acrescentará à feira a cozinha e os documentários mediterrâneos.

As Mostras de Cinema Europeu e Não-Europeu, organizadas pelo Cineclube de Tavira, estão a decorrer nos claustros do Convento do Carmo até 27 de julho e entre 7 e 17 de agosto, respetivamente. No dia 22 de julho, será exibido o Aanrijding in Moscou, com argumento de Jean-Claude Van Rijckeghem e Pat Van Beirs. Na quinta-feira, dia 23, serão exibidas uma curta e uma longa-metragem,  Zela Trovke e Alentejo, Alentejo respetivamente. Este último trata-se de um documentário que inclui entrevistas, histórias e episódios bastante interessantes, que retratam não só a pobreza que se vivia há muitos anos atrás como a relação entre o Cante Alentejano e a vida dos habitantes da região.

A Mostra de Cinema Europeu terminará dia 27 de julho, com Night On Earth, um filme realizado em França, Reino Unido, Alemanha, EUA e Japão. A Mostra de Cinema Não-Europeu conta com 12 exibições programadas: terá início com uma curta e longa-metragem no dia 7 de agosto, contará com a exibição de Citizenfour no dia 11, e de Boyhood no dia 15 e terminará com A Última Valsa, de Martin Scorsese no dia 17.

As exposições Memória e Futuro e Dieta Mediterrânica estarão patentes no Museu Municipal de Tavira, assim como a exposição Património Cultural Milenar no Palácio da Galeria e Tavira Islâmica no Núcleo Islâmico.

Já na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos está a decorrer uma programação semanal que inclui jogos tradicionais, contos e leituras para o público infanto-juvenil. O Centro Ciência Viva de Tavira, situado perto dos claustros do Convento do Carmo, também disponibiliza um programa de atividades de verão para as crianças e, no dia 3 de agosto, marcará presença, na Praça da República, com o Show de Ciência.

As Tradicionais Festas em Honra dos Pescadores decorrem entre 7 e 10 de agosto, em Santa Luzia, com um cartaz musical para todos os gostos, que inclui D.A.M.A. e HMB.

O Festival 5 Noites, 5 Sons, organizado pela Academia de Música de Tavira, decorrerá de 10 a 14 de setembro, com programa variado.

É possível aceder ao programa completo aqui.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Vogue Portugal
Capa da Vogue Portugal sobre saúde mental criticada no país e no mundo