Com a organização conjunta da Câmara Municipal de Tavira e da Associação Para o Desenvolvimento Integrado da Baixa de Tavira, o programa Verão em Tavira deste ano, a decorrer entre julho e setembro, conta com novidades no teatro, música, cinema, dança, artes visuais, literatura, visitas ao património, folclore, desporto, feiras do livro, de gastronomia, antiguidades e velharias e dos ofícios.

A iniciativa Jazz no Palácio encontra-se a decorrer até 25 de julho, com a presença de nomes como o Quinteto André Fernandes no dia 23, Carlos Martins Quarteto no dia 24 e Marta Hugon em quinteto no dia 25, no terraço do Palácio da Galeria. O ciclo de concertos abriu no dia 22, pelas 22h, com Arsénio Martins e Aroma Jazz Trio.

No parque do Palácio da Galeria será possível ouvir a fadista Ana Moura no dia 29 de julho, os Clã e o seu novo álbum no dia 6 de agosto, e Pedro Abrunhosa no dia 21 de agosto. Para os fãs de fado, a iniciativa Fado no Coreto conta com a presença de César Matoso e Ana Marques no dia 5 de agosto, Guadalupe e Flaviano Ramos no dia 12, Sara e Márcio Gonçalves no dia 19, Raquel Peters e João Leote no dia 26 e Teresa Viola e Renato Néné no dia 2 de setembro.

A Praça da República e o Jardim do Coreto contam com programação regular e variada, que inclui uma Gala de Ópera, uma performance do bailarino de sapateado Michel e a presença de filarmónicas, folclore, fado, músicas tradicionais e do mundo, entre muitas outras surpresas.

Nas proximidades, a Rua do Cais recebe a Feira do Livro até dia 5 de agosto, a Feira dos Ofícios entre 7 e 16, a Feira de Antiguidades e Velharias, entre 18 e 26, e a Feira dos Stocks, de 18 a 31.

A III Feira da Dieta Mediterrânica, inserida no Plano de salvaguarda da UNESCO deste Património Cultural Imaterial da Humanidade, realiza-se entre 3 e 6 de setembro, com a presença não só de instituições como de um mercado de produtores, atividades gastronómicas e oficinas de cozinha, música mediterrânica, estilos de vida saudáveis, aconselhamento e prevenção de doenças cardiovasculares e nutricional, assim como seminários, exposições, visitas guiadas e passeios ao património. A decorrer em simultâneo, o Festival SlowMed, que pretende apresentar a comida como um meio de diálogo no contexto mediterrâneo, acrescentará à feira a cozinha e os documentários mediterrâneos.

As Mostras de Cinema Europeu e Não-Europeu, organizadas pelo Cineclube de Tavira, estão a decorrer nos claustros do Convento do Carmo até 27 de julho e entre 7 e 17 de agosto, respetivamente. No dia 22 de julho, será exibido o Aanrijding in Moscou, com argumento de Jean-Claude Van Rijckeghem e Pat Van Beirs. Na quinta-feira, dia 23, serão exibidas uma curta e uma longa-metragem,  Zela Trovke e Alentejo, Alentejo respetivamente. Este último trata-se de um documentário que inclui entrevistas, histórias e episódios bastante interessantes, que retratam não só a pobreza que se vivia há muitos anos atrás como a relação entre o Cante Alentejano e a vida dos habitantes da região.

A Mostra de Cinema Europeu terminará dia 27 de julho, com Night On Earth, um filme realizado em França, Reino Unido, Alemanha, EUA e Japão. A Mostra de Cinema Não-Europeu conta com 12 exibições programadas: terá início com uma curta e longa-metragem no dia 7 de agosto, contará com a exibição de Citizenfour no dia 11, e de Boyhood no dia 15 e terminará com A Última Valsa, de Martin Scorsese no dia 17.

As exposições Memória e Futuro e Dieta Mediterrânica estarão patentes no Museu Municipal de Tavira, assim como a exposição Património Cultural Milenar no Palácio da Galeria e Tavira Islâmica no Núcleo Islâmico.

Já na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos está a decorrer uma programação semanal que inclui jogos tradicionais, contos e leituras para o público infanto-juvenil. O Centro Ciência Viva de Tavira, situado perto dos claustros do Convento do Carmo, também disponibiliza um programa de atividades de verão para as crianças e, no dia 3 de agosto, marcará presença, na Praça da República, com o Show de Ciência.

As Tradicionais Festas em Honra dos Pescadores decorrem entre 7 e 10 de agosto, em Santa Luzia, com um cartaz musical para todos os gostos, que inclui D.A.M.A. e HMB.

O Festival 5 Noites, 5 Sons, organizado pela Academia de Música de Tavira, decorrerá de 10 a 14 de setembro, com programa variado.

É possível aceder ao programa completo aqui.