As Mil e Uma Noites é um filme do realizador português Miguel Gomes, e chegará aos cinemas do Reino Unido e da Irlanda graças à MUBI, uma plataforma de subscrição video-on-demand que está a tentar expandir o seu negócio para as salas de cinema.

O filme é inspirado na obra literária do mesmo nome, adaptando algumas das suas histórias, mas apresentando-as num Portugal contemporâneo. Está dividido em três partes, tendo cada uma cerca de duas horas.

As Mil e Uma Noites já tem recebido excelentes criticas, sendo que recebeu o prémio principal do Festival de Cinema de Sydney e foi mostrado na Quinzaine des Réalisateurs, uma secção no festival de Cannes organizada pela Sociedade de Realizadores Franceses (Société des réalisateurs de films).

Este filme será o primeiro a ser lançado pela MUBI nos cinemas, sendo que Efe Cakarel (Fundador e Diretor Executivo) fez os seguintes comentários:

“Este é o filme perfeito para fazermos a nossa incursão no lançamento de filmes por todas as plataformas. Não só temos a oportunidade de criar uma parceria com uma empresa tão inspiradora como a New Wave Films, como também temos a oportunidade de levar um dos filmes mais originais deste ano ao cinema e, em seguida, às nossas audiências.”

 A notícia foi anunciada pela Variety, que também afirmou que o filme será distribuído na plataforma da MUBI após sair das salas de cinema.

Segundo o Público, as três partes que compõem As Mil e Uma Noites vão ser lançadas separadamente em Portugal, com Volume 1, o Inquieto a ter uma data prevista para 27 de agosto, Volume 2, o Desolado para 24 de setembro, e Volume 3, o Encantado para 1 de outubro.