No verão as temperaturas aumentam e, com elas, aumenta também a vontade de beber algo fresco e saboroso. Mais do que os típicos cocktails, como as caipirinhas ou as inúmeras receitas de sangria, a época estival pede bebidas igualmente satisfatórias, até porque o álcool é, muitas das vezes, a última coisa que devemos ingerir quando o calor aperta.

Jamie Oliver apresenta no seu site oficial algumas ideias para tirares o melhor partido possível do verão. O Espalha-Factos partilha-as contigo:

Frutas da época: as tuas melhores amigas

Morangos, pêssegos, cerejas, framboesas, kiwis são apenas alguns dos musts que deves usar nos teus sumos de verão. O facto de esta ser a estação em que estas frutas amadurecem, faz com que consigas potencializar o seu sabor ao máximo. O resultado não só deixa água na boca sem necessidade de recorrer a açúcares extra, como enche também os olhos pela explosão de cores vibrantes que resulta das suas combinações.

Smoothies

Usa e abusa de ervas aromáticas

Da mesma forma que elevam os cocktails a um outro nível, as ervas aromáticas tem o mesmo poder nas bebidas não-alcoólicas. Seguindo a lógica da sugestão anterior, deves dar preferência àquelas que são típicas do verão. Junta manjericão aos morangos, menta às framboesas e ao melão, tomilho à limonada ou alecrim aos pêssegos e obtém verdadeiras bombas de sabor.

fuszerkert2

Sê o teu próprio barman…

Em vez de comprares sumos já feitos, fá-los tu mesmo. Um exemplo perfeito é o da limonada. Parece que nunca acertam no equilíbrio que se pretende entre o doce e o amargo e, as que são compradas nos supermercados perdem o caráter natural da bebida. Ao fazeres em casa podes ir tirando e pondo os ingredientes até estar no ponto. Deixamos-te aqui uma receita para te inspirares:

http://www.youtube.com/watch?v=EZGsoQmJp4g

…mas usa os truques de quem realmente sabe

Como todas as profissões, ser barman tem os seus segredos que, para tua sorte, desvendamos agora. Algumas destas coisas parecem ser pequenos detalhes, mas podem fazer a diferença entre uma bebida esquálida e um néctar dos deuses. Esmagar as frutas numa espécie de puré como nos cocktails, utilizar gelo picado, ou espremer o sumo dos citrinos no topo das bebidas são bons exemplos destes pequenos segredos.

squeeze-a-leeeetle-fresh-lemon

O congelador não serve só para conservar comida

Para além de puderes guardar fruta no congelador para depois usares nos teus sumos, podes também fazer cubos de gelo com ervas aromáticas ou até mesmo flores no meio. Quando estiverem prontos, usa-los nas tuas bebidas. Não só ficam com um aspeto mais bonito, mas esta técnica acrescenta também sabor ao produto final!

 flower-ice

Não sejas forreta com as quantidades!

Quando fizeres uma soft-drink de verão, não faças apenas o suficiente para beberes só uma vez. Ao fazeres quantidades maiores, para além de poderes partilhar as tuas criações com os teus amigos e fazeres sucesso entre eles, tens também que chegue para não recorrer a outras bebidas menos saudáveis. Isto porque vá, vamos admitir, no verão ficamos todos mais preguiçosos e é mais fácil fazer uma grande quantidade para ficar de reserva do que ter força de vontade para estar sempre na cozinha cada vez que a sede aperta.

Juice-For-Relief-Wet-Cough

Mostra que beber água não tem que ser uma obrigação

A verdade é que, apesar de ser necessário manter-mo-nos hidratados no verão, é quase sempre mais aliciante recorrer a outra bebida que não a água. No entanto, podes acrescentar-lhe ervas, fruta ou até mesmo pepino para lhe dares um twist delicioso. Uma das formas de o fazer é esmagar frutas como os morangos ou as framboesas e adicionar apenas o seu sumo natural à água. Mistura tudo e voilá.6148

Traz as bebidas do inverno para o verão

Se no inverno não há nada que saiba melhor que um café ou um chá, no verão também é difícil passar sem eles, ainda que tenham que ser frescos. Para fazeres chá frio basta deixares a infusão arrefecer naturalmente e acrescentares gelo quando o pões no frigorífico para que não seja tão amargo e, no caso do café, a solução é acrescentar uma pequena quantidade de mel em vez de açúcar.

_4