Este ano, as preferências dos portugueses aquando da decisão de onde passarem as suas férias, têm recaído maioritariamente sobre o próprio país. Estima-se que 90% da população vá aproveitar os seus dias de descanso para melhor conhecerem o seu país em casas alugadas.

Segundos dados da HomeAway, site de arrendamento de alojamentos para férias, 71% dos portugueses continuam a preferir terras algarvias, mas 2015 é um ano de franca expansão para o turismo açoriano. O arquipélago apresenta este ano um crescimento nas reservas que ultrapassa os 10%, algo que deverá estar relacionado com o surgimento dos voos low cost para este destino.

Perto de 90% das casas registadas no site situadas nos Açores já estão reservadas até ao final de agosto, e estas encontram-se maioritariamente na ilha de São Miguel. Já a ilha do Pico conta com 20% do total  das casas registadas no HomeAway, e a ilha do Faial e a ilha Terceira com 10% cada uma.

Este crescimento na preferência dos portugueses repercute-se nas regiões Norte e Centro do país que neste Verão apresentam crescimentos de 67% e 45% respetivamente. Segundo o site “as localidades próximas da área de residência são as mais procuradas, pois permitem aos turistas reduzirem custos de deslocação, tanto em portagens, como em combustível”.

No que toca à duração das férias dos portugueses, o HomeAway concluiu através do seu estudo que o Algarve, Lisboa e Norte são escolhidas para períodos de descanso maiores, ao passo que o Alentejo e o Centro recebem turistas durante períodos mais curtos. Já os portugueses que se aventuram em férias no estrangeiro optam por países mais próximos de Portugal, especialmente aqueles em que o nível de vida é semelhante ao português, como Espanha e Itália.

Sendo o HomeAway um site internacional, são também cada vez mais os portugueses que optam por alugar uma casa no estrangeiro para passarem as suas férias em vez de ficarem num hotel. O Brasil tem um aumento de 85%, Itália de 75% e Espanha de 68%.