A 1.ª edição do Aveiro Dance Festival decorre de 23 a 26 de julho. Com sete estilos de dança, o festival promete abranger a dança a nível profissional e do lazer. 

Ballet Clássico de Repertório, Ballet Clássico, Dança Contemporânea, Sapateado, Jazz, Danças Urbanas e Danças Populares são os estilos presentes no festival, que se divide em três formatos de participação. Da Mostra Competitiva fazem parte as apresentações nos sete estilos, subdivididas em júnior e avançado. O Demi-Pointe é a mostra competitiva dos 8 aos 12 anos. Por fim, há o Palcos Abertos, que é a mostra não competitiva.

No dia 23 de julho, começa a Mostra Competitiva no Teatro Aveirense. No dia seguinte (24), a mostra competitiva continua e inicia-se também o Demi-Pointe. No último dia (26), o festival termina com a grande gala.

Durante o festival, existem workshops coreográficos, cursos de clássico – método vaganova, clássico – pas de deux e repertório, clássico e barra de chão, hip hop, jazz, sapateado, contemporâneo e video dança, assim como oficinas de expressão emocional na performance, maquilhagem e caracterização cénica e iluminação. O festival também está a organizar a Praça da Dança, um espaço dedicado a artigos de dança.