A edição irlandesa do jornal The Mirror selecionou os 10 destinos europeus mais baratos para viajar e Lisboa surgiu no primeiro lugar de lista.

A beleza da capital já tem sido reconhecida inúmeras vezes, mas desta vez foram os seus preços mais baixos que lhe valeram o título de melhor cidade europeia para uma escapadela mais em conta.

A publicação descreve Lisboa como uma cidade de “tesouros, museus e monumentos, lojas colinas e elevações, paralelepípedos e pastéis de nata, becos e fascínio”. Em segundo lugar, destaca-se o glamour de Veneza, com inúmeros eventos gratuitos, sobretudo durante o mês do Carnaval. Seguem-se Edimburgo, Viena, Amesterdão, Bratislava, Madrid, Budapeste, Estocolmo e Tallinn.

Entre as diversas dicas para poupar numa viagem, o jornal aconselha ainda reservar o voo com alguns meses de antecedência (pelo menos três) e marcá-lo para o meio da semana. Já no destino, é essencial ter algum conhecimento de pesquisa prévia da cidade, ter mapas, evitar os táxis e optar por um bom calçado, para se conhecer os locais de interesse a pé, evitando os transportes. Por sua vez, o alojamento deve ser reservado também com a maior antecedência possível, e num local mais afastado do centro, para uma opção mais económica.