Temos a certeza de que vais todos os dias ao Facebook, mas não sabemos uma coisa: deste conta de alguma mudança nos últimos dias? O Facebook redesenhou alguns dos pequenos ícones que usa no site. A figura feminina, até aqui ligeiramente atrás da figura masculina, ganhou mais destaque e mudou-se para primeiro plano.

Ainda não tinhas reparado? Nós dizemos-te mais coisas que mudaram: o ícone do botão dos pedidos de amizade e o ícone com três figuras que é usado para indicar os grupos. No ícone do grupo, para além de retoques nas imagens femininas e masculinas, a terceira figura tornou-se mais neutra, deixando de ter características identificadoras de género. Os ícones com figuras individuais também sofreram ligeiras alterações, como os cortes de cabelo, que podem facilmente passar despercebidas aos utilizadores.

A designer do Facebook, Caitlin Winner, já veio explicar o processo de remodelação das figuras. ”A minha primeira ideia foi desenhar uma silhueta dupla, com duas pessoas de tamanho igual, sem uma linha a indicar quem estava à frente. Dezenas de tentativas depois, abandonei esta abordagem, por não conseguir fazer um ícone que não parecesse uma besta mítica de duas cabeças”, disse.

Não é a primeira vez que a rede social de Mark Zeckerberg faz uma mudança deste tipo. No ano passado, o ícone com o globo, que serve para aceder às notificações, foi actualizado para que os utilizadores de algumas partes do mundo deixassem de ver o continente americano no centro. O novo globo, que é visível a partir de Portugal, mostra os continentes africano e asiático.