A Quorum Academy subiu ao palco dos Recreios da Amadora para mostrar um ano de trabalho. Nos dias 4 e 5 de julho, os Oscars foram o tema de uma gala onde se comemorou a dança.

A entrada foi feita pelos mais novos. O Ballet Crianças e o Ballet I, lecionados pelas professoras Inês Godinho e Kim Potthoff, respetivamente, abriram uma Gala em que o Contemporâneo II do professor Filipe Narciso estreou a Passadeira Vermelha. A partir daí, deu-se início à entrega das estatuetas.

Rafael Barreto e Andreia Fernandes, alunos da Academia, foram os apresentadores da gala e contaram com a ajuda de uma pequena assistente ao longo do espetáculo.  Começaram por entregar o prémio de Melhor Filme Musical ao Ballet II  com O Feiticeiro de Oz, da professora Kim Potthoff.

A próxima categoria foi entregue aos alunos do Contemporâneo III. O prémio de Efeitos Especiais coube à coreografia da professora Margarida Belo Costa.

Além de professora, Margarida Belo Costa é bailarina freelancer, já estagiou no Quorum Ballet na temporada 2013/2014 e tem um lugar fixo nas peças Alice no País das Maravilhas e Swan Lake da companhia. Este ano conta-nos que trabalhou para os espetáculo final os duetos, ou seja, o contacto e as transferências de peso. Neste nível, os alunos já procuram a profissionalização e Margarida revela-nos que há bom potencial, principalmente a nível da qualidade de movimento.  “Hoje em dia a maioria das companhias procura a qualidade de movimento, a expressão, a interpretação e não tanto a técnica. Depois, claro, a técnica é a base”, explica.

2015-07-04 Quorum Ballet 224-

“Hoje em dia a maioria das companhias procura a qualidade de movimento, a expressão, a interpretação” – Margarida Belo Costa

O Hip-Hop Kids com a categoria Animação e o Hip-Hop II como Melhor Filme de Dança foram a palco com coreografias da professora Catarina Courinha. O Ballet Adultos da professora Inês Pedruco, com estatueta de Melhor Elenco, e o Sapateado de Anabela Martins, como Melhor Filme Português, mostraram os alunos mais velhos em palco.

O Melhor Filme Estrangeiro foi para o Contemporâneo Kids II da professora Mathilde Gilhet que já leciona esta modalidade há três anos. Bailarina na Companhia Quorum Ballet, Mathilde mostra a satisfação de ver os seus alunos dos oito aos 13 anos em pleno crescimento. “Eles são muito pequeninos, então têm muita criatividade. Só é preciso pedir uma vez e eles inventam histórias brutais“, diz-nos Mathilde. A professora nota que, para além de uma diversão, a dança é algo muito sério para os seus alunos. “Acho que todos se querem envolver mais. Só tenho duas raparigas que só fazem a minha aula. Os outros já estão a fazer Ballet ou Hip-Hop”, revela.

“Eles são muito pequeninos, então têm muita criatividade. Só é preciso pedir uma vez e eles inventam histórias brutais” – Mathilde Gilhet

A gala voltou novamente aos mais velhos com o Ballet III. A coreografia da professora Cláudia Sampaio venceu a Melhor Curta Metragem ao ritmo do tango. O Melhor Guarda-Roupa foi para o Ballet Pontas da professora Vanessa Amaral, que também coreografou a Dança Criativa. A Quinta Essência foi premiada com Melhor Música Original ao som de Let It Go. Os alunos mais velhos de Catarina Courinha subiram ao palco com uma coreografia de Hip-Hop.

O professor Jácome Filipe viu a sua turma de Contemporâneo Kids I receber o prémio de Melhor Trailer e as suas alunas de Contemporâneo I apresentaram uma coreografia associada às câmaras, que estão sempre presentes nestes eventos. O Projeto Quorum foi o último grupo a subir ao palco e apresentou a coreografia Inquietação Interior de Patrícia Henriques.

O final chegou com os habituais agradecimentos e a entrega das bolsas a dois alunos que se destacaram na Academia durante o ano. Daniel Cardoso, diretor artístico do Quorum Ballet, anunciou Joana Marques e Rafael Barreto como os felizes contemplados, os dois  alunos que mais se destacaram.

2015-07-04 Quorum Ballet 199-

Já nos bastidores, os alunos preparavam o segundo espetáculo do dia. A retocar a maquilhagem, Joana Marques contou-nos que não esperava receber esta bolsa. A aluna faz Ballet Adultos, Contemporâneo II, Ballet III, Contemporâneo III, Hip-Hop Adultos, Barra de Chão, Ballet Pontas e o Projeto Quorum. Joana quer seguir dança a nível profissional. No ano passado estagiou na Companhia Olga Roriz e este ano fez o seu Curso Modular, o F.O.R. Dance Theater. Também já frequentou a Escola Superior de Dança e nesse tempo esteve longe da Quorum Academy, depois voltou. “É um bom complemento porque dá para fazer técnicas diferentes, conhecer pessoas diferentes com estilos diferentes e dá para ficar mais versátil”, afirma.

2015-07-04 Quorum Ballet 210-

 

“É um bom complemento porque dá para fazer técnicas diferentes, conhecer pessoas diferentes com estilos diferentes” – Joana Marques

Ao contrário de Joana, Rafael Barreto chegou à Academia no ano passado. Praticava Contemporâneo e Hip-Hop, mas depois de ter visto a coreografia do Projeto Quorum decidiu fazer o casting e entrou no grupo. Este ano frequentou o Contemporâneo II, Contemporâneo III, Hip-Hop Adultos, Ballet III, Ballet Adultos e o Projeto Quorum. Também ele ganhou uma bolsa. “Eu nem sequer me lembrava que existia isso, porque é uma coisa que nós não falamos durante o ano.” É ator e já trabalhou com os Artistas Unidos, mas neste momento optou por fazer as aulas na Academia. Gostava de seguir dança, contudo não sabe se ainda é possível.

2015-07-04 Quorum Ballet 221-

 

“Eu nem sequer me lembrava que existia isso [bolsa ] , porque é uma coisa que nós não falamos durante o ano” – Rafael Barreto

A Academia já funciona há sete anos e Daniel Cardoso, refere que tem crescido em termos artísticos e em números, principalmente nos últimos três anos. Atualmente, a Academia tem cerca de 125 alunos.

A criação do Projeto Quorum, em que os alunos têm o objetivo da profissionalização, fez com que a Academia atingisse ainda um patamar maior. A formação de bailarinos já deu resultados, a aluna Ester Gonçalves estagiou na companhia e fez parte do elenco durante este ano. Também as bolsas têm sido incentivo. “A ideia é que haja um incentivo e uma forma de os alunos sejam recompensados pelo trabalho que fazem ao longo do ano”, refere.

Depois há quem frequente a Academia por diversão. “Há aqui uma junção em que um dia teremos de fazer duas linhas para a coisa ficar mais clara. Neste momento temos pessoas que vêm fazer aulas por hobbie, porque querem e porque gostam, e temos aqui bailarinos e jovens que querem ser bailarinos mesmo”, afirma o Diretor.

2015-07-04 Quorum Ballet 203-

 

“A Academia tem vindo a crescer bastante especialmente nos último três anos” – Daniel Cardoso

Contudo, durante este ano nem tudo tem sido um mar de rosas. O Quorum Ballet viu o apoio da DGArtes reduzido a zero. O serviço educativo, a internacionalização e a circulação nacional tiveram pontuação zero. “Só queremos perceber exatamente o que se passou. Não colocamos em causa o facto de termos recebido ou não. O que está em causa é o que disseram sobre o nosso projeto, a forma como o avaliaram e a pontuação que recebemos”, explica Daniel Cardoso.

O serviço educativo do Quorum Ballet inclui não só à formação de bailarinos, mas de públicos e de projetos que consigam ser integrados na sociedade, como é o caso da Quorum Academy e da Gala. Sempre foi elogiado e apoiado pela DGArtes, este ano passou de uma pontuação máxima a zero. “Para nós, sinceramente, parece-nos um erro. Alguma coisa correu mal, alguém não leu o que devia ter lido, alguma coisa não correu bem e só queremos perceber o que se passou antes de tomarmos o próprio passo”, afirma.

A Quorum Academy não para de crescer e sinal disso é a procura de um novo espaço. “Nós já tivemos várias possibilidades e já tivemos dois projetos quase finalizados, mas seja por questões legais ou por outros motivos não temos seguido até ao fim. Neste momento, temos mais três espaços em vista, ainda não definimos qual vai ser, porque não temos contrato assinado com nenhum ainda”, conta-nos. Daniel Cardoso garante que nas próximas duas semanas será anunciado um novo espaço para a Academia.

Se quiseres fazer parte da Quorum Academy, as inscrições para o próximo ano já estão abertas para várias idades e modalidades.

Fotografia: Bruno Mendes