Mensalmente, o Espalha-Factos irá dar destaque um autor. Numa rubrica intitulada ‘Autor do Mês’, serão publicados artigos relacionados com o escritor escolhido. Haruki Murakami é um popular escritor e tradutor, tendo ganho o Prémio Literário Yomiuri, já concedido a importante nomes da literatura japonesa, em 1996. 

Haruki Murakami nasceu a 12 de janeiro em 1949, em Quioto, no Japão. Cresceu em Kobe e frequentou a Universidade de Waseda, em Tóquio, dedicando-se sobretudo aos estudos teatrais. Durante sete anos, geriu com a sua mulher um bar de jazz, intitulado Peter Cat. Quatro anos depois, partiu para a Europa, acabando mais tarde por se fixar nos EUA. Em 1979, escreveu o seu primeiro romance, Hear the Wind Swing, ainda não traduzido para português. Em 1987, publicou Norwegian Wood, que o tornou famoso no Japão.

Atualmente, a sua obra já foi traduzida para mais de 50 idiomas e o autor tem arrecado inúmeros prémios, como o World Fantasy Award (2006), Frank O’Connor International Short Story Award (2006), Franz Kafka Prize (2006) e Jerusalem Prize (2009). Kafka à Beira Mar e 1Q84 são dois dos seus trabalhos mais conhecidos, a par de Sputnik, Meu Amor. O seu estilo é surrealista e melancólico ou fatalista, influenciado por Kafka e recorrendo frequentemente à temática da alienação e da solidão.

Também já traduziu para japonês inúmeras obras inglesas, de Raymond Carver até J. D. Salinger, e tem-se distinguido como um dos escritores japoneses contemporâneos mais divulgados internacionalmente, sendo ainda muito aplaudido pela crítica, que o considera um dos “grandes romancistas vivos” (The Guardian) e a “mais peculiar e sedutora voz da moderna ficção” (Los Angeles Times).