Esta semana no Casulo voltamos às críticas. Desta vez escolhemos o álbum de estreia da cantora Ryn Weaver. The Fool é um álbum que demonstra uma enorme criatividade artística da cantora, e revelou ser muito melhor do que aquilo que alguns críticos consideram.

Ryn Weaver começou a dar os primeiros passos na música em 2013, mas foi no ano seguinte que se tornou conhecida com o single OctaHate, a segunda faixa deste álbum, que contrasta completamente com a música que lhe precede, marcada por uma entrada fantasiosa no disco, um tanto eletrónica, e por um momento, de percussão intenso. Este single recebeu no passado mês de maio um novo videoclip, bastante diferente da versão inicial.

A música que se segue, Pierre, é uma das melhores faixas deste The Fool. Uma voz que se assemelha à de Sara Bereilles, combinado com um estilo indie bastante alegre e apaixonante, faz desta música um must-have de qualquer playlist. Para ouvir a música na velocidade normal, escolhe a velocidade 1.25 nas opções do player abaixo.

No mesmo estilo, a cantora apresenta no seu disco o tema The Fool. A música apresenta uma letra fascinante e um estilo que relembra Ellie Goulding nos seus Halcyon Days. Aliás, todo este álbum de Ryn Weaver faz lembrar este último álbum de Goulding. O vídeo desta música está qualquer coisa de espetacular.

 

Numa sonoridade não tão festiva, Stay Low e Promises também merecem destaque pela positiva. A primeira, num ritmo mais calmo e com aquele toque de magia que se tem sentido desde a primeira faixa, e a segunda mais ritmada, mais eletrónica, mais imponente e pujante.

 

Sail On, Free Here Is Home são os pontos fracos do álbum. Trata-se de um conjunto de músicas aborrecidas que não se compaginam com a originalidade dos restantes temas.

Outro destaque neste álbum vai para a música Traveling Song. Neste tema, Ryn Weaver afastou-se dos sintetizadores, pegou na guitarra e demonstrou que também é capaz de produzir uma belíssima música num registo mais acústico. O final em acapella é a cereja no topo do bolo. O videoclip consiste numa extraordinária e comovente homenagem ao seu avô.

The Fool encerra da melhor forma com o tema New Constellations, uma música suave, capaz de refazer o ouvinte depois de todas as purpurinas musicais que lhe foram chovendo ao longo do alinhamento.

Tracklist de The Fool:

  1. Runaway
  2. Octahate
  3. Pierre
  4. Stay Low
  5. Sail On
  6. The Fool
  7. Promises
  8. Free
  9. Traveling Song
  10. Here Is Home
  11. New Constellations

Nota Final: 8,3/10