Verão é sinónimo de início da silly season. Sim, aquela altura do ano em que as séries com mais espetadores entram em descanso por alguns meses e deixam os fãs num verdadeiro estado de abandono. Quem realmente é viciado em séries sente falta daquele episódio semanal ou de ver as caras conhecidas dos atores a aparecerem na televisão de sete em sete dias. Assim sendo, estamos em plena época de desespero para milhões de pessoas em todo o mundo (Não, não estou a ser dramático! Simplesmente já li todas as teorias ligadas ao Jon Snow que encontrei online). Mesmo sem grande material para entreter todo esse público abandonado, a silly season oferece uma boa opção: tempo livre para rever algumas daquelas grandes séries que nunca esquecemos!
Desde The Walking Dead até Breaking Bad, passando por Prison Break, The X-Files e True Detective, vê aqui as séries que tens de ver (ou rever) assim que tiveres alguma vaga na tua agenda de verão. Não importa se alguns desses programas vão regressar para pequenas temporadas ou se marcam presença na tv através de spin-offs, o verdadeiro fã de séries tem de ter sempre a história na ponta da língua. Não percas tempo, sintoniza-te aqui!

  • TRUE DETECTIVE

tumblr_n00yzywHxk1s89mq8o1_500

O passado: A primeira temporada de True Detective serviu como um dos últimos pregos no caixão da antiga carreira de Matthew McConaughey. Depois de vários anos a entrar em filmes que nunca agradaram aos críticos, o ator reinventou a sua carreira. Esse movimento profissional começou com o papel de protagonista no aclamado filme Dallas Buyers Club (o que lhe valeu um Golden Globe e um Óscar de melhor ator em drama) e continuou com a participação em The Wolf of Wall Street e com mais protagonismo em Interstellar. Depois de dominar o início desta década no cinema, McConaughey conseguiu nomeações pelo seu trabalho em televisão com True Detective, um projeto da HBO que contou a história de dois detetives enquanto investigaram um estranho caso que lhes marcou as carreiras e a vida. Só pelo elenco e pela qualidade de produção, esta é uma série que tem de estar na lista dos “vistos” de qualquer amante de televisão.

O futuro: A segunda temporada de True Detective começou há pouco mais de duas semanas e, em termos de críticas especializadas, já parece estar a impressionar um pouco por todo o mundo. É claro que o formato da série garante que o público não precise de ver a temporada anterior para acompanhar a atual (cada nova rodada de episódios traz também um nova história com um novo elenco), mas se queres realmente compreender e apreciar o espírito de mistério e suspense a que True Detective nos habituou, não podes deixar de ver os primeiros oito episódios. Depois já sabes, entra em força na nova temporada. É que, mesmo sem McConaughey, ter Colin Farrell, Rachel McAdams, Taylor Kitsch, Kelly Reilly e Vince Vaughn como protagonistas parece-me motivo suficiente para convencer qualquer um.

  • PRISON BREAK

3015361477_1_17_lHemVjEE

O passado: Vitórias em premiações como People’s Choice Awards ou Golden GlobesDominic Purcell e Wentworth Miller como protagonistas. Quatro temporadas de ação centradas na histórias de dois irmãos: um que foi sentenciado à morte por um crime que não cometeu, outro que fará de tudo para libertar o irmão da cadeia…duma forma não muito legal. Que mais queres para ficares convencido de que Prison Break merece a tua atenção? Tens um elenco de luxo, uma história bem construída e a garantia de que não vais perder o teu tempo. Pega nas pipocas (ou cereais, se achares mais adequado) e põe-te a par desta aventura.

O futuro: Se foste um dos milhões de espetadores que a série teve em todo o mundo, não precisas de ser persuadido. Já sabes o que a série vale e a qualidade que apresenta. Precisas é de saber que Prison Break pode estar de volta, mais de seis anos após o seu final. A ideia é criar uma temporada mais pequena do que o normal, mas ainda não há informação precisa sobre a história, sobre o elenco ou sobre como os eventos da final irão ser desenvolvidos agora. O que é certo é que não vais querer estar desatualizado na história, porque a probabilidade de perderes alguns possíveis detalhes é demasiado grande para arriscares.

  • THE X-FILES

tumblr_mrsju1MxQp1ryqqyso1_500

O passado: Acho que não preciso de fazer muitas apresentações: esta é simplesmente uma das maiores séries de ficção científica e mistério das últimas décadas, criando um verdadeiro culto à volta das suas histórias sobre aliens (um bom aproveitamento das imensas teorias da conspiração que sempre assombraram o governo norte-americano).  Fox Mulder (David Duchovny) e Dana Scully (Gillian Anderson), protagonistas de The X-Files, formam a famosa dupla de agentes do FBI responsável por resolver casos ligados a atividade paranormal e ao oculto. Um filme em 2008, uma sequela em banda desenhada, uma grande lista de prémios, o estatuto de marco na cultura pop dos EUA e milhões de seguidores parecem-me boas competências para se meter no currículo da série. O que achas?

O futuro: Dada a forma como se enraizou na cultura dos EUA, The X-Files nunca perdeu por completo a sua presença no panorama televisivo dos últimos anos. Claro que, ao ser anunciada uma nova temporada da série, a atenção voltada para a mesma aumentou de forma surpreendente. Com estreia marcada para 24 de janeiro de 2016, os novos seis episódios de The X-Files parecem estar num bom caminho de preparação. Os eternos Mulder e Scully já se encontram em processo de gravações e os fãs, aqueles que tantos anos esperaram por mais aventuras da dupla, já fizeram chegar aos quatro cantos do mundo a grande alegria que estão a sentir (nerds serão sempre nerds). Não resistas e junta-te também a esse grande grupo de nerds. Sabes que queres!

  • THE WALKING DEAD

wdgif16

O passado: Os zombies chegaram à televisão! Em 2010 não se falava de outra coisa. A adaptação da banda desenhada The Walking Dead para uma série televisiva do mesmo nome já tinha uma legião de fãs garantida mesmo antes da sua estreia. Quando os primeiros episódios foram transmitidos, essa legião tornou-se ainda maior, tendência que se manteve até ao atual quinto ano da série (The Walking Dead, embora faça parte da programação da AMC, um canal por cabo, consegue ter audiências iguais ou superiores às de programas transmitidos em sinal aberto). A crítica acompanhou a opinião dos fãs e elogiou a história, produção e elenco, que conta com nomes como Andrew Lincoln, Steven Yeun, Norman Reedus e Danai Gurira. Tu, se não seguiste também essa onda de opinião, estás mesmo a precisar de uma maratona de zombies!

O futuro: A próxima temporada de The Walking Dead ainda vai demorar um pouco a estrear mas, entretanto, os apoiantes dos mortos vivos podem celebrar a chegada de Fear The Walking Dead. Este novo projeto trata-se de um spin-off anunciado pela AMC e que contará a história de outro grupo de sobreviventes ao apocalipse zombie que vimos em The Walking Dead. Enquanto que a ação da série principal começa em Atlanta, estes novos episódios irão centrar-se em Los Angeles. Melhor do que ver mais zombies, será termos mais informações de como todo o apocalipse começou e sonharmos com um possível encontro entre as personagens de ambas as séries. Portanto, tens até o próximo mês de agosto para atualizares a tua informação sobre The Walking Dead, porque Fear está mesmo aí ao virar da esquina.

  • BREAKING BAD

tumblr_mr4mswW7961sd35juo1_500

giphy

O passado: uma série não recebe o título de “uma das melhores coisas que já aconteceu à televisão” por acaso. Breaking Bad foi bastante elogiada durante as suas cinco temporadas porque apresentou ao público uma excelência geral quase inédita no pequeno ecrã. A excelente prestação de Bryan Cranston como Walter White, um professor de química que se tornou traficante de droga, é um dos pontos altos, fazendo-se acompanhar por um grande elenco e por uma produção verdadeiramente invejável. Como resultado, a série acumulou 16 Emmy Awards, dois Golden Globes, oito Satellite Awards e um lugar no Guiness World Records como a série com melhor avaliação de sempre. Queres mesmo ser a pessoa que nunca viu (ou voltou a ver) a melhor série que já existiu?

O futuro: Uma das personagens que também deu o que falar em Breaking Bad foi Saul Goodman (Bob Odenkirk), o advogado que tantas vezes salvou Walter e companhia de alguns problemas com a lei. O carisma demonstrado por Odenkirk passou perfeitamente na sua interpretação de Saul e criou a ideia de Better Call Saul, um spin-off/prequela das aventuras que vimos em BB. Embora o episódio piloto nos tenha mostrado um Saul bem diferente do que estávamos habituados, dez episódios produzidos no mesmo estilo brilhante de Breaking Bad demonstraram que o Goodman que veremos na segunda temporada de Better Call Saul será bem mais parecido com o que conhecemos em BB. Portanto tens estes meses quentes de verão para assistires às cinco temporadas e para ficares a conhecer bem o advogado menos ortodoxo da televisão.

  • GAME OF THRONES

but-first-well-live-ygritte-says

dragon-no-slave_daenerys

O passado: Outra série que, a par de Breaking Bad, recebeu várias vezes ao longo dos últimos cinco anos o título de “melhor série da televisão atual”. A incrível combinação de fantasia e magia com a crueldade dos costumes históricos deu aos fãs alguns dos momentos mais cativantes que alguma vez vimos no pequeno ecrã. Mais uma vez a par da série de Walter White, também GoT demonstra um trabalho de excelência no que toca a escolha de elenco, produção de cenários e seres extraordinários (dragões, gigantes, mamutes, white walkers) e escrita de grandes diálogos e cenas de ação. Mais uma vez questiono: queres mesmo ser a pessoa que fica de fora das grandes discussões de café sobre se personagem X morreu ou se é seguro para a personagem Y ir a um casamento?

O futuro: Não há projetos paralelos para Game of Thrones. Nada de spin-offs, prequelas ou histórias alternativas. Os fãs vão mesmo ter de esperar até ao próximo ano para verem de novo as suas adoradas personagens na televisão. Mas se há coisa que um fã de Game of Thrones odeia são aqueles longos meses entre temporadas! Portanto, não há nada melhor do que rever os 50 episódios já disponíveis, nem que seja para rever a (longa) lista de personagens que entretanto já abandonaram a série e soltar algumas gargalhadas quando falas como “Vocês Starks são difíceis de matar” são ditas. Na minha sincera opinião (opinião de alguém que está neste momento a rever a terceira temporada), lutar contra a vontade de rever esta série só vos vai cansar porque, como toda a gente sabe, a silly season é negra e cheia de terrores!