Misty Copeland é a nova Bailarina Principal da American Ballet Theater. Pela primeira vez em 75 anos de História, a companhia norte-americana promove uma bailarina afro-americana a este lugar.

A bailarina já está na companhia há 14 anos e é solista há 8 anos. Ao longo do tempo, tem vindo a tornar-se uma das bailarinas mais conhecidas em todo o mundo. Copeland já escreveu dois livros (Firebird e Life in Motion: An Unlikely Ballerina), apresentou os Tony Award e foi a protagonista do anúncio Under Armour , que resultou em 8 milhões de visualizações.

Em abril, a bailarina fazia as seguintes declarações à Time: “Eu não fazia ideia do que ia ser a minha vida quando eu me mudei para Nova Iorque aos 17 anos para me juntar à American Ballet Theater, eu era a única afro-americana numa companhia de 80 bailarinos.”

Misty Copeland tinha como ícone a bailarina Raven Wilkinson, a primeira bailarina afro-americana a dançar a tempo inteiro na Ballet Russe de Monte Carlo. Por inspirações como estas, Copeland ganhou forças para abrir portas e mudar a história das bailarinas afro-americanas.  No dia 30 de junho de 2015, Misty Copeland é responsável por mais uma conquista nesta luta.

11326741_378098262381296_256985559_n

Reação de Misty Copeland à sua promoção