No âmbito do projeto A Arte Chegou ao Colombo, o centro comercial traz à Praça Central, de 17 de junho a 20 de setembro, uma exposição de gravuras originais de Salvador Dalí inspiradas na obra A Divina Comédia, da autoria de Dante Alighieri.

Celebram-se actualmente os 750 anos do nascimento do famoso escritor do século XIV. Com o consentimento da Embaixada de Espanha, o Centro Cmercial Colombo decidiu inaugurar a exposição A Divina Comédia de Salvador Dalí, onde 100 gravuras originais do artista retratam a narrativa de Dante – a viagem da vida humana pelo Inferno, Purgatório e Paraíso.

As obras foram realizadas através da técnica de xilogravura (gravura em madeira). Dalí ocupa o lugar de Virgílio, e esta exposição pode ser vista, portanto, como uma viagem pela carreira artística de Salvador. Cada gravura reflecte um momento diferente da sua vida.

O pavilhão expositivo que alberga a exposição contempla uma instalação interativa. Ao longo das 9 salas do pavilhão (3 salas que representam o Inferno, 3 para o Purgatório e 3 para o Paraíso), haverá um monitor por área equipado com sensores que detectam o movimento dos visitantes, nos quais atores portugueses devidamente caracterizados – Ana Padrão (no papel de Beatriz-Gala), Fernando Ferrão (interpretando Dante Alighieri) e Afonso Melo (no papel do próprio Salvador Dalí) – irão aparecer e explicar a obra a quem a visita.

Esta é a quinta edição do projeto A Arte Chegou ao Colombo, que tem como objectivo promover atividades culturais e criar novas atrações no centro comercial. A exposição corrente está aberta todos os dias, das 10h00 às 24h00, e a entrada é gratuita.