No dia 4 de julho, o Parque e Palácio da Pena estarão abertos durante a noite, das 20h00 às 00h00, num evento de cariz solidário – os visitantes têm apenas de entregar um bem alimentar à entrada.

As visitas guiadas ao Parque terão o valor de 5€, realizando um percurso desde Vale dos Lagos até à Cruz Alta. Todos os donativos e alimentos recolhidos serão entregues à Santa Casa da Misericórdia de Sintra e à União das Freguesias de Sintra.

Também os restaurantes e cafetarias estarão abertos para aqueles que quiserem desfrutar uma noite única na atmosfera romântica da Pena. Haverá igualmente um transporte gratuito de autocarro, de e para a estação de comboios de Sintra, assegurado pela Scotturb (parceira do evento).

O Director do Palácio da Pena, António Nunes Pereira, refere “Somos constantemente destinatários de pedidos para abrirmos este espaço à noite, dada a sua importância do ambiente nocturno e misterioso na estética do romantismo do século XIX, mas não nos é possível fazê-lo com frequência”, acrescentando que são esperados cerca de 3.000 visitantes neste evento.