Seu Jorge

Seu Jorge é acusado de plágio

O músico brasileiro Seu Jorge foi acusado de plágio e o caso já está a ser julgado no Rio de Janeiro. De acordo com a imprensa brasileira, Rodrigo Freitas, mais conhecido como Kiko, o seu nome artístico, diz que Seu Jorge se apropriou ilegitimamente de seis músicas escritas por si e por Ricardo Garcia.

As alegações referem-se aos temas Carolina, Tive Razão, Chega no Swing e Gafiera S.A.. Kiko diz ainda que existem duas outras músicas da autoria da dupla composta por si e por Ricardo Garcia que foram registadas em nome de Seu Jorge, mas que ainda não foram gravadas. She Will e Não Tem são as canções.

Ricardo Garcia afirma que criou em 1999 um grupo com o nome Gafiera S.A., com intenção de com ele gravar um disco e fazer concertos.

Seu Jorge terá sido convidado pelo duo para participar no álbum como cantor e terá ficado a conhecer as músicas no estúdio em Brasília, a capital do país.

O projeto teve vários contra-tempos, interrupções e adiamentos, mas, de acordo com a acusação, Seu Jorge terá pedido uma cópia dos temas gravados.

Cerca de um ano e meio depois, Rodrigo Freitas ficou surpreendido ao ver a cantora Paula Lima a cantar, na televisão, a faixa Tive Razão. Resolveu investigar, e descobriu que as canções que diz serem da sua autoria tinham sido registadas por Seu Jorge na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Rodrigo Freitas fez então o registo das mesmas músicas, para obrigar a Biblioteca Nacional a investigar as origens e a verdadeira autoria das canções em questão. Kiko afirma ter “provas contundentes” de que escreveu as letras dos temas.

Os representantes de Seu Jorge apenas comentaram que a investigação estava a decorrer e que esperavam que fosse feita justiça.

Rodrigo Freitas pede uma compensação pelas perdas materiais com os direitos de autor das músicas e também pelos danos morais alegadamente infligidos.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Taça da Liga
Taça da Liga. SIC garante direitos de transmissão da final four