A Google inaugurou hoje uma plataforma online que pretende apoiar as competências tecnológicas dos jornalistas. O seu nome é Newslab.

Segundo um comunicado da empresa através do seu blogue oficial, o objetivo é “dar poder à inovação na interseção entre a tecnologia e os media“. Para isto, incidirá num projeto de colaboração entre jornalistas e empreendedores. Funciona em três níveis: assegurando que as ferramentas adequadas da Google estão disponíveis para os jornalistas, disponibilizando compilações de informação feitas pela própria Google e fornecendo programas desenhados especificamente para desenvolver oportunidades que já existem no mundo dos media hoje em dia.

No mesmo comunicado, o diretor da plataforma, Steve Grove, informa que algumas das ferramentas disponíveis serão “mapas do Youtube e pesquisas da Terra”, bem como acesso às Trends das procuras efetuadas na Google.

A plataforma será dividida em quatro categorias: Pesquisa, Relatório, Distribuir e Otimizar. Estarão ao dispor dos utilizadores bases de dados como o Public Data Explorer (para interpretação de dados), o Reverse Image Search (para credibilidade e obtenção de imagens) e o Google Consumer Surveys (para pesquisas de opinião).

Os interessados poderão visitar o Newslab através do link newslab.withgoogle.com, a partir do qual poderão fazer uso das várias funcionalidades de pesquisa e análise. O projeto arrancou nos Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido e França, mas ambiciona tornar-se um esforço global. Além disso, pretende ainda aliar-se ao desenvolvimento da Digital News Initiative no panorama europeu.

http://www.youtube.com/watch?v=WcjU3b4rDNk