A 23ª edição do Curtas Vila do Conde vai brilhar mais alto com a antestreia nacional de As Mil e Uma Noites, que contará com a presença de Miguel Gomes.  Lambchop nos filmes-concerto e Quentin Dupieux no cinema, também asseguram noites para não esquecer.

As Mil e Uma Noites é, sem dúvida, um dos filmes com mais expetativas e, para além disso, o realizador Miguel Gomes, a equipa técnica e atores vão estar presentes no festival para a antestreia daquele que tem sido um sucesso além fronteiras.

Também no cinema e, em jeito de homenagem, haverá uma secção dedicada ao francês Quentin Dupieux, onde serão apresentados alguns dos seus filmes como Réalité (2015), Wrong (2012) ou Rubber (2010).

Na Solar – Galeria de Arte Cinemática, estarão dois convidados – Ben Rivers e Ben Russell – cineastas do cinema experimental que, para além de presentearem o festival com a exposição Ruins / Rites / Runes, irão promover também um debate sobre as suas obras. Ainda neste espaço da Solar –Galeria de Arte Cinemática serão apresentadas duas produções realizadas a partir de residências artísticas: Vila do Conde Espraiada, de Miguel Clara Vasconcelos, e Nossa Senhora da Apresentação, de Abi Feijó, Alice Guimarães, Laura Gonçalves e Daniela Duarte.

A secção Stereo do festival, que combina a música e o cinema, volta em 2015 com mais força, sendo que serão apresentados cinco filmes-concerto. Nesta secção destacam-se os norte-americanos Lambchop, uma banda de estilo country-rock alternativo que vê iniciada, em  Vila do Conde, a sua digressão europeia.

Os filmes-concerto vão ainda contar com nomes como You Can’t Win, Charlie Brown, Frankie Chavez, Bruno Pernadas Quinteto e ainda Garcia da Selva juntamente com Norberto Lobo. Esta secção promete trazer uma nova vida aos filmes mudos clássicos, mas também a filmes de vanguarda. A dualidade imagem e som é renovada com o uso de composições musicais.

E, como não podia faltar, as competições vão voltar em força e as categorias continuam diversificadas: Internacional, Nacional, Experimental, Vídeos Musicais, Take One! e Curtinhas. O Curtinhas, dedicado aos mais novos promete surpreender os mais pequenos entusiastas do cinema com a pré-estreia do filme de animação “A Ovelha Choné“.

De 4 a 12 de julho, o Teatro Neiva será palco da 23.ª edição do Curtas Vila do Conde, que promete voltar a animar o Norte com grandes apostas cinematográficas.